A estratégia nacional dinamarquesa de redução da PRRS (Síndrome Reprodutivo e Respiratório dos Suínos), lançada em Maio de 2022, visa ter 75% dos suínos de engorda provenientes de explorações negativas para a PRRS e 85% das explorações de porcas com um estatuto sanitário negativo para a PRRS, até ao final de 2025. Em Janeiro de 2025, 68% de todas as explorações dinamarquesas tinham um estatuto sanitário negativo em relação à PRRS, 24% tinham um estatuto sanitário positivo e 6% estavam em processo de erradicação. Os restantes 2% tinham um estatuto desconhecido.


Basado en datos del CHR (Central Herd Register) y de la base de datos SPF. Incluye la declaración tanto de PRRS1 como de PRRS2
Existe uma grande variação na distribuição regional das explorações positivas, com uma maior prevalência na parte ocidental da Dinamarca. O vírus da PRRS pode propagar-se localmente e através do ar, pelo que a erradicação em explorações zonais é uma componente crucial da estratégia de redução. As regiões de erradicação foram estabelecidas com base na localização geográfica das explorações suinícolas dinamarquesas, e estas regiões são continuamente ajustadas para ter em conta as condições locais. Foram nomeados gestores locais da PRRS para coordenar os esforços em cada região.

Em Janeiro de 2025, 4.334 explorações, representando todas as explorações profissionais na Dinamarca, estavam associadas à estratégia de redução da PRRS, uma vez que tinham pelo menos 10 porcas e/ou pelo menos 100 suínos no total na exploração. Entre estas, 89% estavam localizadas numa região com um plano de erradicação. Este é um aumento significativo em relação aos 54% de explorações localizadas em regiões com planos de erradicação em Janeiro de 2024. Para além da criação de novas regiões, os limites das regiões existentes foram redefinidos em 2024.
A evolução do estatuto da PRRS no sector dinamarquês, desde Janeiro de 2022, mostra um aumento contínuo da proporção de explorações com um estatuto negativo em termos de PRRS, de 32 % no final de 2021 para 68 % no final de 2024. Ao longo de todo o programa, todos os centros de inseminação artificial que fornecem doses de sémen permaneceram negativos em relação à PRRS. As explorações nucleares e multiplicadoras são testadas frequentemente para a PRRS e, em caso de resultados positivos, são aplicadas restrições e a erradicação é efectuada o mais rapidamente possível.

O risco global de infecção por PRRS nas explorações de porcas diminuiu em comparação com as avaliações anteriores e situou-se em 2,9% por ano em 2024, o que representa uma redução de mais de metade em comparação com o que se verificava antes da aplicação da estratégia de combate à PRRS.
O risco de infecção das explorações de porcas foi reduzido em mais de metade desde o início da estratégia de redução.
Erradicação de PRRS
Na Dinamarca estão a ser utilizados dois modelos de programas de erradicação da PRRS a nível de exploração:
- Despovoamento-Repovoamento: por definição, a erradicação total do despovoamento-repovoamento da PRRS é sempre bem sucedida.
- Erradicação parcial com o método LCH (Entrar, Encerrar, Homogeneizar) que foi responsável por 88% de todas as erradicações de explorações agrícolas na Dinamarca em 2024, com uma taxa de sucesso de 86% de todas as tentativas.
Em 2024, o rácio entre as explorações de porcas que concluíram a erradicação da PRRS e as explorações infectadas com PRRS era de aproximadamente 3-1, o mesmo que nos anos anteriores.
A estratégia dinamarquesa de redução da PRRS está a começar a mostrar resultados promissores, com um número crescente de explorações de porcas e de engorda com um estatuto sanitário negativo em relação à PRRS. Espera-se que sejam publicadas em breve novas iniciativas, como a declaração do estatuto de indemne de PRRS por condado, o aumento da vigilância serológica e as restrições à circulação de suínos com um estatuto sanitário positivo em relação à PRRS. Estas novas regras, juntamente com os outros elementos principais da estratégia, incluindo a comunicação obrigatória do estatuto de todas as explorações suinícolas relativamente à PRRS e um preço mais baixo para os suínos com PRRS positivo aquando do abate, aumentarão o incentivo à erradicação da PRRS das restantes explorações suinícolas dinamarquesas.
Lições aprendidas
Os primeiros três anos da estratégia dinamarquesa de redução da PRRS mostraram que é possível controlar e reduzir a prevalência na produção suinícola dinamarquesa. Uma boa organização com acção local é crucial para o sucesso. Os nossos modelos de erradicação provaram ser eficazes, com suínos livres de PRRS a demonstrarem maior produtividade e menor consumo de antibióticos. Actualmente, todo o país está organizado em regiões de redução da PRRS, e os resultados dos primeiros três anos indicam que tal é viável. A erradicação zonal pode ser bem sucedida, mas requer uma consideração cuidadosa do comércio de suínos e um forte apoio local. Todos devem estar envolvidos para alcançar o sucesso.
Os planos dinamarqueses de redução da PRRS estão a preparar o caminho para uma futura erradicação nacional da PRRS na produção suinícola dinamarquesa.