
Lei de desflorestação: acordo do Conselho concede a empresas um ano adicional
As novas normas de desflorestação da UE são adiadas até 2025, o que oferece às empresas mais tempo para se adaptarem e manter os objectivos ambientais.

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista

As novas normas de desflorestação da UE são adiadas até 2025, o que oferece às empresas mais tempo para se adaptarem e manter os objectivos ambientais.

O crescimento é impulsionado principalmente pelos aumentos previstos da procura na Coreia do Sul, no México e nas Filipinas.

Três focos declarados em outras tantas explorações, afectaram um total de 1701 animais presentes.

O consumo de carne de porco duplicou em 12 anos, atingindo os 17 kg per capita em 2024. Este crescimento reflecte a mudança dos hábitos alimentares e o impulso para uma produção próspera que posiciona a carne de porco como uma opção cada vez mais valorizada.

Novos conhecimentos da Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) revelam que, embora as vedações possam ajudar a controlar a propagação da Peste Suína Africana (PSA), precisam de ser utilizadas em conjunto com outras medidas para obter a máxima eficácia.

A ministra francesa da Agricultura, Annie Genevard, inaugurou as “reuniões mensais de simplificação”, anunciando medidas esperadas pelos agricultores, incluindo progressos no Plano Nitratos.

Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 195452 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?

A Comissão Europeia criou hoje oficialmente o Comité Europeu da Agricultura e da Alimentação (EBAF nas suas siglas em inglês), adotando uma das recomendações do relatório final do diálogo estratégico sobre o futuro da agricultura.

A recente abertura permite a exportação de produtos especialmente valorizados nos mercados asiáticos.

Estas são as principais conclusões do último relatório mensal sobre o comércio agro-alimentar publicado pela Comissão Europeia.

De acordo com as investigações, o cadáver chegou às margens do rio Reno vindo da zona de restrição da Peste Suína Africana já existente; Assim sendo, não serão estabelecidas novas zonas de restrição.

A nova Comissão presidida por Ursula von der Leyen, aprovada pelo Parlamento Europeu, tomou posse no dia 1 de Dezembro.



A contracção da produção na China, juntamente com quedas marginais na Tailândia e no Canadá, deverá compensar o crescimento noutras importantes regiões produtoras.

A Peste Suína Africana (PSA) continua a ser um grande desafio na República Dominicana. Apesar dos esforços iniciais de resposta de emergência, a doença é agora endémica, com os surtos a mostrarem uma tendência ascendente em 2024 e a continuarem a aparecer de forma constante em todo o país.

Os produtores pecuários e os co-geradores procuram prolongar a vida útil das estações de tratamento de chorume para promover a sustentabilidade e optimizar os recursos.

A produção mundial de carne deverá aumentar em 2024, de acordo com as perspectivas da FAO.

Os painéis de controlo ajudarão a monitorizar as tendências dos padrões de resistência antimicrobiana e a detectar perfis de resistência emergentes.

A Peste Suína Africana foi detectada pela primeira vez num javali no distrito de Oberhavel, no estado de Brandenburgo.


Em 21 de Novembro de 2024, a Comissão Europeia publicou o Regulamento (UE) 2024/2895 que altera o Regulamento (CE) n.º 2073/2005 no que se refere aos critérios de segurança alimentar aplicáveis à Listeria monocytogenes.

A Agência Federal para a Segurança da Cadeia Alimentar (FAVV) apela aos caçadores para que estejam extremamente atentos à Peste Suína Africana durante esta época de caça.

De acordo com as estatísticas oficiais do Ministério da Agricultura, a produção local de carne de porco diminuiu 15 % desde que a PSA foi detectada na República Dominicana, passando de 100 830 TM em 2021 para 85 444 TM em 2023. Se forem tidos em conta os volumes de importação durante esse período, é provável que a diminuição da produção seja ainda maior.

A Dinamarca vai implementar uma mudança histórica com o primeiro imposto sobre o carbono na agricultura

De acordo com os dados publicados pelo GPP, fornecidos pelo INE como dados preliminares, relativos à saída de suínos (leitões de engorda e porcos para abate) aumentou 4,7% nos primeiros 9 meses de 2024

O Parlamento Europeu propõe prolongar o período de adaptação para as empresas afectadas pela Lei da Desflorestação até Dezembro de 2025.


Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista