
Hungria: Febre Aftosa reaparece ao fim de 50 anos
As autoridades veterinárias húngaras identificaram a Febre Aftosa numa exploração de gado em Kisbajcs, na Hungria. Este é o segundo surto da doença na UE num curto espaço de tempo.

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista

As autoridades veterinárias húngaras identificaram a Febre Aftosa numa exploração de gado em Kisbajcs, na Hungria. Este é o segundo surto da doença na UE num curto espaço de tempo.

A nova iniciativa de fixação de preços tem em conta os desafios que o sector da carne de porco enfrenta actualmente, nomeadamente os efeitos persistentes da Peste Suína Africana.

Um estudo actualizado quantifica os retornos que as exportações de carne de bovino e de porco trouxeram aos produtores de milho e de soja dos EUA.

Em 1 de Março, entraram em vigor várias medidas destinadas a melhorar o bem-estar dos suínos.

O avanço do acordo Mercosul-ALEC abre novas oportunidades para a agricultura argentina, facilitando o acesso a um mercado com elevado poder de compra. Sectores como a carne, o mel, os produtos lácteos e os óleos poderão beneficiar de direitos aduaneiros mais baixos e de melhores condições de exportação, o que permitirá dinamizar as trocas comerciais.

A zona de restrição estabelecida em 21 de Novembro de 2024 devido à PSA no distrito de Oberhavel será levantada.

Se os EUA continuarem a aplicar direitos aduaneiros ao Canadá, o governo tenciona impor medidas de retaliação adicionais que poderão afectar o sector da carne de porco.

Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 195452 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?

A indústria suína está a estabilizar após um mínimo histórico.

As emissões de NH₃ em 2023, 97,6 % das quais são geradas por actividades agrícolas e pecuárias, diminuíram -0,8 % a nível nacional em 2023.

No relatório anual da AESA sobre resíduos de medicamentos veterinários em animais vivos e produtos de origem animal, manteve-se a tendência de elevado cumprimento dos limites oficiais.

As pontuações médias das auditorias de biossegurança, tanto internas como externas, estão a aumentar ligeiramente.

Estas são as principais conclusões do último relatório mensal sobre o comércio agroalimentar publicado pela Comissão Europeia.

Apesar do ligeiro aumento do volume de produção, as exportações cresceram perto de 10%, o que poderá explicar, em parte, a diminuição do consumo aparente.


O roteiro da Comissão Europeia estabelece as bases para um sistema agro-alimentar atractivo, competitivo, resiliente, virado para o futuro e justo.

O Ministério da Agricultura espanhol publicou a edição de 2025 do seu "Guia de atuação nas explorações agrícolas em caso de suspeita de PSA".

Os ministros da UE discutem a protecção rural, a estabilidade do mercado agro-alimentar e a visão futura para a agricultura e a alimentação.

Segundo a Interporc, a carne de porco representa 42% de toda a carne consumida nos lares espanhóis.

A 3 de Novembro de 2024, a Alemanha tinha 21,3 milhões de porcos (+0,3% do que em 2023). O número de explorações caiu 3,2%, para 15700.

A saída de suínos (leitões para engorda e porcos para abate) diminuiu 9,1% no ano 2024 quando comparada com o ano anterior, passando das 575 172 cabeças de 2023 para as 518 977 cabeças de 2024 (-52 138 mil cabeças).


Estas são as primeiras deteções de JEV em animais em Queensland desde Julho de 2022.

Os agricultores franceses em dificuldades podem agora aceder a empréstimos com taxas preferenciais para relançar a sua actividade, com o apoio financeiro do Estado.

A entrada de porcos para abate Portugal no ano de 2024, comparada com o ano de 2023, aumentou 0,7% passando de 914 045 cabeças em 2023 para 920 184 cabeças em 2024.

O decreto alarga a obrigação de indicar a origem do produto para incluir as carnes de suíno, ovino e de aves, que vigora para a carne de bovino desde 2002.

A atualização técnica do PEFCR Feed estende a sua validade até Dezembro de 2025, sem alterações metodológicas significativas.

O abate de suínos apresenta um crescimento de 3,1% no total de porcos abatidos (+118 998 cabeças), passando dos 3 839 265 porcos abatidos em 2023 para os 3 958 263 de 2024.


Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista