Leia este artigo em:

Suplementação de C.butyricum e B.licheniformis em leitões desmamados

O objectivo do presente estudo foi avaliar os efeitos de Clostridium butyricum isoladamente ou em combinação com Bacillus licheniformis sobre o rendimento do crescimento, parâmetros sanguíneos e função da barreira intestinal em leitões desmamados.

5ª feira 23 Maio 2019 (há 3 meses 27 dias)
gosto

O objectivo do presente estudo foi avaliar os efeitos de Clostridium butyricum isoladamente ou em combinação com Bacillus licheniformis sobre o rendimento do crescimento, parâmetros sanguíneos e função da barreira intestinal em leitões desmamados.

Um total de 150 leitões desmamados aos 23 ± 2 dias foram atribuídos ao acaso a um de cinco tratamentos diferentes: uma dieta basal com antibióticos e 2250 mg ZnO/kg (Controlo A), a dieta basal com antibióticos e 1125 mg ZnO/kg (Controlo B), dieta basal com 1125 mg de ZnO/kg + 109 UFC/kg de Bacillus licheniformis (BL), dieta basal com 1125 mg de ZnO/kg + 108 UFC/kg de Clostridium butyricum (CB) e dieta basal com 1125 mg de ZnO/kg + 108 UFC/kg de Clostridium butyricum + 109 UFC/kg de Bacillus licheniformis (CB-BL).

Como resultado, os leitões alimentados com as dietas CB e CB-BL mostraram um maior rendimento do crescimento e uma menor incidência de diarreia em comparação com o controlo B. As concentrações séricas de capacidade anti-oxidante total, superóxido dismutase, glutatião peroxidase, IgG, IgA e proteína do complemento C3 foram maiores nos tratamentos com CB e CB-BL que com o controlo B, enquanto que as citoquinas pró-inflamatórias IL-6, TNF-α e IFN-γ se reduziram. Os leitões alimentados com a dieta CB mostraram um maior ratio altura das vilosidades:profundidade da cripta no duodeno e íleo em comparação com os leitões dos outros 4 tratamentos. Além disso, os leitões CB-BL mostraram maiores expressões no intestino delgado de ARNm de proteínas de união estreita (claudina-1, ocludina, proteína zonula occludens-1 e proteína zonula occludens-2) em comparação com o tratamento controlo B. As expressões da função da barreira intestinal da proteína zonula occludens-1 e proteína zonula occludens-2 tanto no duodeno como no íleo dos leitões alimentados com a dieta CB foram particularmente maiores que as do tratamento com o controlo A.

Estes resultados sugerem que a adição de Clostridium butyricum só ou em combinação com Bacillus licheniformis proporciona uma possível estratégia alternativa para reduzir o uso de antibióticos e ZnO nas dietas de leitões de desmame.

Zong, X., Wang, T. H., Lu, Z. Q., Song, D. G., Zhao, J., & Wang, Y. Z. (2019). Effects of Clostridium butyricum or in combination with Bacillus licheniformis on the growth performance, blood indexes, and intestinal barrier function of weanling piglets. Livestock Science, 220, 137-142. https://doi.org/10.1016/j.livsci.2018.12.024

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags