TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeitos do Clostridium butyricum e do Enterococcus faecalis no crescimento, estrutura intestinal e inflamação em leitões desafiados com lipopolissacáridos

A suplementação na dieta com C. butyricum ou E. faecalis favoreceu o crescimento, melhorou a imunidade, reduziu o dano e a inflamação das vilosidades intestinais e optimizou a flora intestinal em leitões desafiados com LPS.

9 Junho 2020
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O objectivo do estudo foi investigar os efeitos do Clostridium butyricum e do Enterococcus faecalis no crescimento, imunidade, vias relacionadas com a inflamação e flora intestinal em leitões desmamados desafiados com lipopolissacáridos (LPS).

Foram separados, aleatoriamente, 180 leitões desmamados com 28 dias de idade em 3 grupos de tratamento: leitões alimentados com uma dieta basal (Con), leitões alimentados com uma dieta basal que continha 6 × 109 UFC C. butyricum·kg−1 (CB) e leitões alimentados com uma dieta basal que continha 2 × 1010 UFC E. faecali·kg−1 (EF). No final do ensaio, seleccionou-se aleatoriamente um porco de cada parque (6 porcos por grupo de tratamento) e estes 18 leitões foram desafiados por via oral com LPS 25 μg·kg−1 de peso corporal.

Os resultados mostraram que os leitões suplementados com C. butyricum e E. faecalis tinham melhor peso corporal final em comparação como o grupo controlo. Os leitões suplementados com C. butyricum e E. faecalis tinham níveis séricos mais baixos de aspartato aminotransferase (AST), alanina aminotransferase (ALT), IL-1β, factor inflamatório tumoral α (TNF-α) e um maior nível de interferão-γ sérico (IFN-γ) do que o grupo controlo às 1,5 e 3 h após injectar LPS. Além do mais, os leitões suplementados com C. butyricum ou E. faecalis tinham melhor relação altura da vilosidade/profundidade da cripta​ ​​no jejuno (V/C) em comparação com o grupo controlo após o desafio com LPS às 3 h. Relativamente ao grupo controlo, os tratamentos com CB e EF reduziram significativamente a expressão dos factores das vias relacionadas com a inflamação (TLR4, MyD88, e NF-κB) após o desafio com LPS às 3 h. A sequenciação de alto rendimento revelou que o C. butyricum e o E. faecalis modularam a diversidade bacteriana no cólon. A riqueza de espécies e a diversidade alfa (Shannon) das amostras bacterianas em leitões CB ou EF desafiados com LPS foram maiores que nos leitões desafiados com LPS do grupo controlo. Além disso, a abundância relativa de Bacteroidales-Rikenellanceae no grupo CB foi maior que no grupo controlo, enquanto que os leitões EF tinham maior abundância relativa de Lactobacillus amylovorus e Lactobacillus gasseri.

Em conclusão, a suplementação na dieta com C. butyricum ou E. faecalis favoreceu o crescimento, melhorou a imunidade, reduziu o dano e a inflamação das vilosidades intestinais e optimizou a flora intestinal em leitões desafiados com LPS.

Kangli Wang, Guangyong Chen, Guangtian Cao, Yinglei Xu, Yongxia Wang, Caimei Yang, Effects of Clostridium butyricum and Enterococcus faecalis on growth performance, intestinal structure, and inflammation in lipopolysaccharide-challenged weaned piglets, Journal of Animal Science, Volume 97, Issue 10, October 2019, Pages 4140–4151, https://doi.org/10.1093/jas/skz235

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes

Artigos relacionados