Astragalus membranaceus (AP) contém diversos compostos bioativos. Embora sejam conhecidos os seus efeitos no desenvolvimento muscular dos leitões, existem poucos estudos sobre a sua aplicação em porcos de engorda, especialmente no que diz respeito ao seu impacto na qualidade da carcaça.
Objetivo: Este estudo avaliou sistematicamente os efeitos da AP no rendimento de crescimento, na qualidade da carcaça, nas características das fibras musculares e na qualidade da carne em porcos em fase de engorda.

Métodos: Um total de 80 porcos cruzados (86,30 ± 1,0 kg) com aproximadamente 5 meses de idade foram selecionados e distribuídos aleatoriamente por quatro tratamentos (5 parques/tratamento; 4 porcos/parque) de acordo com o seu peso inicial. Foram alimentados, respetivamente, com uma dieta basal (grupo controlo) e uma dieta basal suplementada com 0,1%, 0,2% ou 0,3% de proteína. Foram recolhidas amostras de sangue e do músculo longissimus dorsi, e medido o rendimento e a qualidade da carne.
Resultados: Em comparação com o grupo controlo, a suplementação com AP aumentou o peso final, o ganho médio diário e o consumo médio diário de ração, além de melhorar o rendimento da carcaça, a área lombar, a percentagem de carne magra, o pH às 24 horas, o valor a*, a percentagem de cozedura, a pontuação de infiltração de gordura e a gordura intramuscular, tanto na carcaça como na carne. Ademais, os tratamentos com AP aumentaram também o teor de fenilalanina, metionina e outros aminoácidos na carne, as concentrações séricas de hormonas de crescimento (INS, IGFs e T3), as áreas de secção transversal das fibras musculares e os níveis de expressão de mRNA de FBOX32 e MyoG nos músculos. Por outro lado, os tratamentos com AP reduziram a taxa de conversão alimentar, a percentagem de gordura, os valores L*, b* e a força de corte da carne, as concentrações séricas de somatostatina e T4 e o diâmetro das fibras musculares. Contudo, não foram observadas diferenças nestes parâmetros entre os tratamentos com diferentes níveis de suplementação de AP.
Conclusão: A suplementação alimentar com Astragalus membranaceus melhora o rendimento de crescimento, as características da carcaça e a qualidade da carne em porcos em fase de engorda, como refletido pela melhoria dos perfis de aminoácidos, otimização das hormonas séricas relacionadas com o crescimento, características favoráveis das fibras musculares e aumento da expressão de genes-chave que regulam o desenvolvimento muscular.
Ma W, Ma Z, Zhang X, Mao P, Gao M, Zhao L, Wu Q. Effects of Astragalus polysaccharide supplementation on growth performance, carcass quality, muscle fiber characteristics, meat quality, and development of finishing pigs. Frontiers in Nutrition. 2025; 12: 1654720. https://doi.org/10.3389/fnut.2025.1654720
