X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Suplementação com óleo de soja rico em ácido oleico em porcos em fase de engorda para otimizar a qualidade da gordura de porco

A suplementação com óleo de soja rico em ácido oleico nas dietas de engorda pode melhorar a qualidade da carne de porco e aumentar o teor de ácidos gordos insaturados em comparação com os saturados.

22 Janeiro 2026
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

As dietas humanas com baixo teor de gorduras saturadas e alto teor de gorduras insaturadas (AGMI, AGPI) estão associadas a uma melhor saúde cardiovascular. Como a carne de porco é tipicamente rica em gordura saturada, modificar a dieta dos porcos oferece uma forma de produzir carne mais saudável. O perfil de ácidos gordos da carne de porco reflete a composição lipídica da dieta. Assim, a inclusão de óleos ricos em AGMI, como o óleo de soja com alto teor de ácido oleico (OSAO), pode melhorar a qualidade da carne. Ao contrário do óleo de soja convencional, o OSAO contém significativamente mais ácido oleico e menos ácido linoleico. Alguns estudos sugerem que o OSAO pode melhorar tanto o crescimento dos porcos como o perfil lipídico da carne, embora o uso excessivo possa ter um impacto negativo na carne magra da carcaça.

Objetivo: Este estudo avaliou como diferentes durações de suplementação com OSAO ou gordura branca de primeira qualidade (CWG) afetam o crescimento, as características da carcaça e a qualidade da carne em porcos em fase de engorda.

Métodos: Um total de 450 porcos de engorda com 21 semanas de idade e um peso médio de 113,7 ± 8 kg foram alojados em 90 parques, distribuídos por cinco tratamentos alimentares, num desenho fatorial 2 × 2 + 1. Os tratamentos consistiram em duas fontes de gordura (CWG: inclusão de 4% de gordura branca e OSAO: inclusão de 4% de óleo de soja com alto teor de ácido oleico), fornecidas durante 2 ou 4 semanas antes do abate. A dieta “+1” consistiu numa dieta à base de milho sem adição de gordura (controlo). Foram avaliados o rendimento de crescimento, as características da carcaça, o perfil de ácidos gordos e a avaliação sensorial.

Resultados: Desde o dia 14 ao 28, e durante todo o período experimental, os porcos suplementados com OSAO apresentaram um crescimento mais rápido e uma maior eficiência alimentar do que o grupo controlo. Não foram observadas diferenças significativas no rendimento de crescimento entre as fontes de gordura ou durações da suplementação. Os porcos suplementados com CWG ou OASO tenderam a apresentar barrigas mais pesadas e com maior rendimento, mas lombos ligeiramente mais pequenos e com menor rendimento em comparação com o grupo controlo. Em relação à composição em ácidos gordos, os porcos suplementados com gordura apresentaram níveis mais elevados de ácido oleico e eicosenoico no lombo. Os porcos suplementados com CWG apresentaram níveis mais elevados de ácido palmítico e esteárico, enquanto que os suplementados com OASO apresentaram níveis aumentados de ácido oleico e linolénico. Na barriga, os porcos do grupo controlo apresentaram concentrações mais elevadas de ácido palmítico e esteárico, enquanto que os suplementados com gordura apresentaram maior quantidade de ácido oleico e eicosenoico. O conteúdo abdominal dos porcos suplementados com OASO era especialmente rico em ácidos oleico e α-linolénico, enquanto que o CWG apresentou um aumento do ácido γ-linolénico. A avaliação sensorial indicou que nem o sabor nem a aceitabilidade global foram afetados pela dieta.

Conclusão: A suplementação com óleo de soja rico em ácido oleico melhora o crescimento e certas características da carcaça, além de modificar o perfil lipídico da carne de porco, aumentando o teor de ácidos gordos insaturados e diminuindo o teor de ácidos gordos saturados.

Atoo AF, Levesque CL, Thaler R, Underwood K, Beyer E, Perez-Palencia JY. Effect of feeding high oleic soybean oil to finishing pigs on growth performance, carcass characteristics, and meat quality. J Anim Sci. 2025; Jan 4;103:skae393. doi: 10.1093/jas/skae393

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista