X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Bacillus licheniformis e butirato de sódio contra a Salmonella em leitões ao desmame

Bacillus licheniformis e butirato de sódio reduzem a colonização de Salmonella nos leitões.

4 Dezembro 2014
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O objectivo do estudo foi avaliar a eficácia de Bacillus licheniformis e butirato sódico em porcos desmamados desafiados oralmente com Salmonella Typhimurium. Setenta e dois leitões (28 dias de idade, 8,21 ± 0,79 kg) foram divididos em 24 currais distribuídos por 3 tratamentos: (1) CTR, dieta base sem aditivos; (2) BL, dieta basal suplementada com 1 kg/t de 109 UFC de Bacillus licheniformis/kg de ração e (3) BUT, dieta basal suplementada com 3 kg de butirato de sódio/t (que contém 70% de butirato de sódio protegido com gordura vegetal). A dieta basal foi à base de cereais (milho, trigo, e cevada) e com fontes de proteínas seleccionadas (farinha de soja 44, farinha de peixe e soro de leite doce bovino), sem antibióticos e seguindo os requisitos do NRC 2012. O consumo e o ganho de peso dos animais foram monitorizados durante o ensaio (16 dias). Após uma semana de adaptação, os animais foram inoculados via oral com Salmonella Typhimurium (1 × 108 UFC). Os parâmetros avaliados após o desafio oral foram: consistência fecal, temperatura rectal (24 e 72 horas após a inoculação, PI) e a eliminação fecal de Salmonella (dias 0, 1 e 7 PI). Por outro lado, no dia 4 e 8 PI, 1 animal de cada curral foi abatido para avaliar a resposta inflamatória serológica (TNF-alfa e Pig-Map), a morfologia microscópica ileal e a presença de Salmonella no cólon.

Não foram detectadas diferenças entre os tratamentos sobre o rendimento, a consistência fecal, a temperatura rectal ou os marcadores inflamatórios (P> 0,05). No entanto, foi observada uma redução na prevalência de Salmonella nas fezes no dia 7 PI (100, 75, e 75, P = 0,074) e no cólon no dia 8 PI (88, 50 e 63, P = 0,043), para o CTR, BL e BUT, respectivamente. Além disso, no dia 4 PI a profundidade das criptas mostrou uma tendência ao aumento com as 2 dietas suplementadas (203, 239 e 251 micras, 15,9 ± SEM, P = 0,107), para CTR, BL e BUT, respectivamente.

Os resultados obtidos demonstram que a administração de Bacillus licheniformis (109/kg) ou butirato de sódio (3kg/mT) podem melhorar a morfologia intestinal e reduzir a colonização e a excreção fecal de Salmonella typhimurium nos leitões.

Barba-Vidal, E., Castillejos, L., Buttow Roll, V. F., Mallo, J. J. and Martín-Orúe, S. Evaluation of the efficacy of Bacillus licheniformis or sodium butyrate in front of a Salmonella Typhimurium oral challenge in piglets. J. Anim. Sci Vol. 92, E-Suppl. 2 Page 240, abstract 0482.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista