TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

O butirato sódico combinado com ácido benzóico modula a microbiota intestinal e melhora o crescimento dos leitões.

Butirato de sódio e ácido benzóico: uma oportunidade para melhorar o desempenho de crescimento e a saúde da microbiota intestinal em leitões desmamados.

12 Janeiro 2023
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Os ácidos orgânicos têm sido utilizados para melhorar a saúde e a performance do crescimento dos leitões desmamados devido à sua capacidade de baixar o pH do tracto gastrointestinal, melhorar a digestibilidade dos nutrientes e inibir o crescimento de bactérias patogénicas. As funções e propriedades variam entre os diferentes tipos de acidificantes. O objectivo deste estudo era avaliar os efeitos de diferentes níveis de butirato de sódio combinados com ácido benzóico na performance do crescimento e microbiota intestinal de leitões desmamados. Foram monitorizado um total de 398 leitões desmamados de duas estações experimentais. Os leitões foram alimentados com dietas experimentais durante 35 e 40 dias e as dietas foram divididas em fase 1 (dia 0-7), fase 2 (dia 7-21) e fase 3 (dia 21-35) ou 19 dias (dia 21-40). Foi adicionado dióxido de titânio (0,3%; TiO2) à dieta de fase 3 como marcador de digestibilidade. Em cada fase houve quatro tratamentos dietéticos: BA (dieta basal + 0,5% ácido benzóico), BA + 0,035% butirato de sódio, BA + 0,070% butirato de sódio e BA + 0,105% butirato de sódio. Para determinar o impacto de 0,5% de ácido benzóico, foi utilizado um tratamento dietético adicional (quinto) sem adição de ácidos orgânicos e foi efectuada uma análise da microbiota intestinal. O consumo alimentar e o peso dos leitões foram registados no início do estudo e no último dia de cada fase. Para além dos dados de crescimento, foram recolhidas amostras fecais, sangue e esfregaços fecais.

Observou-se que o aumento dos níveis de butirato de sódio numa dieta contendo 0,5% de ácido benzóico melhorou a performance do crescimento, que atingiu a estagnação em suínos alimentados com 0,035% ou 0,070% de butirato. A análise da microbiota intestinal revelou que os porcos alimentados com a dieta de 0,035% de butirato tinham uma microbiota mais diversificada com bactérias potencialmente mais benéficas, tais como Oscillospira, Blautia e Turicibacter e níveis reduzidos de Veillonella e Sarcina.

Os resultados do presente estudo indicaram que a inclusão de butirato de sódio a níveis moderados numa dieta com 0,5% de ácido benzóico melhorou a performance de leitões desmamados e demonstrou potenciais benefícios para a saúde na microbiota intestinal.

Wei X, Bottoms KA, Stein HH, Blavi L, Bradley CL, Bergstrom J, Knapp J, Story R, Maxwell C, Tsai T, Zhao J. Dietary organic acids modulate gut microbiota and improve growth performance of nursery pigs. Microorganisms. 2021; 9(1): 110. https://doi.org/10.3390%2Fmicroorganisms9010110

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Artigos relacionados