X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

UE: casos graves de Listeria estão a aumentar

O relatório da EFSA-ECDC alerta para um aumento de casos graves de listeriose na UE, associado ao envelhecimento da população e a alterações nos hábitos alimentares.

11 Dezembro 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

De acordo com o último relatório sobre zoonoses, elaborado no âmbito da abordagem "Uma Só Saúde" pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) e pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), as alterações nos hábitos alimentares e o envelhecimento da população europeia podem estar na origem do aumento das infeções graves por Listeria. Todos os anos, milhares de pessoas na Europa adoecem após consumirem alimentos contaminados; as fontes mais frequentes incluem os ovos, a carne e os produtos prontos a consumir.

Em 2024, a listeriose representou a maior proporção de hospitalizações e óbitos entre todas as infeções transmitidas por alimentos notificadas na UE. A tendência de aumento verificada nos últimos anos pode ser explicada por múltiplos factores, entre os quais o envelhecimento da população, o aumento do consumo de alimentos prontos a consumir e as práticas inadequadas de manipulação e armazenamento de alimentos.

Para os alimentos prontos a consumir, os níveis de contaminação permanecem muito baixos na maioria das categorias. Os dados mais recentes sobre a Listeria monocytogenes mostram que apenas entre 0% e 3% das amostras testadas ultrapassaram os limites de segurança europeus, sendo as enchidos fermentados os produtos mais frequentemente contaminados. Embora pouco frequente, a infeção pode ser muito grave, fazendo da Listeria uma ameaça prioritária na vigilância da segurança alimentar.

Outras infeções transmitidas por alimentos, como Campylobacter e Salmonella, continuam a ser as mais comuns na Europa, particularmente as relacionadas com aves e ovos. Os dados do setor animal refletem também um aumento significativo de efetivos com Salmonella na última década.

A maioria destas doenças pode ser prevenida seguindo boas práticas de higiene:

  • refriger adequadamente;
  • respeitar os prazos de validade;
  • cozinhar os alimentos completamente;
  • reforçar a higiene e limpeza;
  • evitar o contacto entre alimentos crus e cozinhados.

9 de dezembro de 2025/ AESA/ Espanha.
https://www.aesan.gob.es

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista