Este conteúdo está disponível para utilizadores registados
Pode registar-se e fazer login de forma gratuita para poder aceder a todo o conteúdo de 3tres3.com

X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Ucrânia: guerra e PSA marcam as perspectivas do setor suíno para 2025

A recuperação parcial do setor suinícola iniciou-se no segundo semestre de 2025, prevendo-se um aumento populacional em 2026.

1 Outubro 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Os produtores de carne de porco ucranianos enfrentam incertezas significativas devido à guerra com a Rússia. Em 2024 e 2025, foram reportados bombardeamentos, ataques de artilharia e drones contra explorações de suínos no leste do país. A 1 de janeiro de 2025, o maior produtor da Ucrânia, a APK Invest, anunciou a perda de controlo de várias instalações localizadas em territórios ocupados. O setor continua a ser afetado pela complexidade logística, mobilização de mão-de-obra, aumento de impostos (incluindo um novo imposto de guerra), instabilidade macroeconómica, flutuações cambiais, perdas de mercado devido à emigração, cortes de energia e outros fatores relacionados com a guerra. O setor refere o recrutamento obrigatório de pessoal e o estado de saúde dos suínos como os principais riscos para a produção em 2025. O conflito deslocou o crescimento geográfico da indústria suína para o centro e oeste da Ucrânia.

Após um forte aumento do abate em 2024, prevê-se uma queda de 13% para 6,65 milhões de cabeças, e a produção de carne de porco deverá cair 12% para 610.000 toneladas em 2025. Prevê-se uma ligeira recuperação para 2026. Embora a indústria esteja satisfeita com os preços da carne de porco, prevê-se que a oferta seja insuficiente em 2025, levando à importação de aproximadamente 30.000 toneladas de carne de porco.

A peste suína africana (PSA) continua a ser um problema significativo. A falta de seguros comerciais ou de subsídios governamentais desincentiva a produção e limita as oportunidades de exportação. As regulamentações de eliminação e despovoamento durante os surtos aumentam frequentemente os riscos para a produção, que estão fora do controlo dos produtores.

Em 2025, os preços da carne de porco no retalho atingiram um máximo histórico, reduzindo o consumo. A carne de porco também se tornou mais cara em comparação com a carne de bovino e de aves; no entanto, os preços das três proteínas aumentaram significativamente, favorecendo o consumo de frango. É provável que o declínio do consumo continue entre os consumidores com baixos rendimentos.

17 de setembro de 2025 / USDA / Estados Unidos. da América
https://apps.fas.usda.gov

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados