X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Tendências da produção, consumo e comércio agro-alimentar na próxima década

A produção agro-alimentar mundial deverá continuar a aumentar nos próximos dez anos, mas a um ritmo mais lento do que na década anterior devido às tendências demográficas, de acordo com o Agricultural Outlook 2023-2032 da OCDE/FAO.

14 Julho 2023
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Prevê-se que a procura de crescimento da produção de cereais abrande, em parte porque o consumo alimentar per capita da maioria dos cereais está a atingir níveis de saturação em muitos países. Estima-se que, em 2032, 41% dos cereais se destinem à alimentação humana, 37% à alimentação animal e que os biocombustíveis e outras utilizações industriais representem o restante.

Prevê-se que o consumo médio mundial de carne per capita aumente 0,1% ao ano, impulsionado principalmente pelos países de baixo e médio rendimento. Prevê-se que a procura global de carne aumente até 2032, mas os níveis de consumo per capita nos países de rendimento elevado deverão diminuir na próxima década, liderados por quebras na Europa Ocidental e na América do Norte.

Globalmente, prevê-se que o consumo mundial de carne de frango, de porco, de vaca e de ovino cresça 15%, 11%, 10% e 15%, respetivamente, até 2032. Durante a próxima década, prevê-se que o consumo global de carne de porco cresça a nível mundial, com exceção da Europa, onde o consumo já é elevado. Prevê-se que a carne de porco atinja 93 toneladas métricas em 2032. No entanto, em termos per capita, este crescimento estagnará durante este período. Nos países da América Latina, prevê-se que o consumo per capita aumente, devido aos preços relativos favoráveis da carne de suíno e de bovino. No resto do mundo, a procura per capita deverá estagnar ou diminuir.

Prevê-se que a produção mundial de bovino e pescado cresça 1,3% por ano durante a próxima década, a um ritmo mais lento do que recentemente. Prevê-se que a carne de frango seja responsável por quase metade do aumento da produção total de carne até 2032.

Prevê-se que o comércio mundial de produtos agrícolas de base cresça 1,3% por ano - metade do ritmo da última década - principalmente devido a um crescimento mais lento da procura por parte dos países de rendimento médio. O milho, o trigo e a soja foram os que mais contribuíram para o crescimento do comércio agrícola mundial na última década; no entanto, prevê-se que venham a registar a maior queda no crescimento do comércio nos próximos 10 anos.

6 de Julho de 2023/ FAO.
https://www.fao.org

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes

Artigos relacionados