As exportações de carne de porco russa entre Janeiro e Abril deste ano ultrapassaram, pela primeira vez, a de aves em termos de receitas — o valor ultrapassou os 298 milhões de dólares, disse Ilya Ilyushin, responsável do Centro Federal de Exportação Agrícola, à Forbes.
Os principais compradores de carne de porco da Rússia este ano foram a Bielorrússia, o Vietname e a China.

Os especialistas atribuem o crescimento das exportações de carne de porco à expansão da oferta para mercados-chave, especialmente a China.
Os principais compradores de carne de porco russa em 2025 foram a Bielorrússia (mais de 100 milhões de dólares), o Vietname (mais de 88 milhões de dólares) e a China (mais de 50 milhões de dólares).
Os líderes na compra de carne de aves à Rússia são a China (cerca de 127 milhões de dólares), a Arábia Saudita (mais de 71 milhões de dólares) e o Cazaquistão (mais de 26 milhões de dólares).
Segundo Ilya Ilyushin, o crescimento das exportações de carne de porco está associado à expansão da oferta para mercados-chave, especialmente a China: de Janeiro a Abril de 2024, a China comprou carne de porco russa por mais de 7,5 milhões de dólares e, no mesmo período de 2025, o valor saltou para mais de 50 milhões de dólares. Ao mesmo tempo, a elevada procura de aves russas mantém-se, especialmente no mercado chinês, acrescentou.
18 de Julho de 2025 / https://aemcx.ru/