O consumo de carne de porco no México cresceu 5,4% ao ano entre 2019 e 2024, consolidando-se como um mercado em crescimento com um interesse significativo neste tipo de produtos. Segundo as estimativas do setor, este acordo poderá gerar até 19 milhões de libras nos primeiros cinco anos.
As doze fábricas aprovadas para exportação incluem a Cranswick Country Foods PLC (Hull, Watton e Ballymena), Pilgrim’s Pride Ltd (Spalding e Westerleigh, Bristol), Thermotraffic Ltd (Wrexham), Magnavale Chesterfield Ltd (Chesterfield), ABP Cold Store (Hull), Americold Spalding Ltd (Spalding), Turners (Soham) Ltd (Suffolk), Karro Food Group (Cookstown) e Interfrigo Ltd (Antrim).

Esta conquista é o resultado de oito anos de negociações entre autoridades de ambos os países, lideradas pelo Departamento do Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido (Defra), com a colaboração da Agência de Normas Alimentares (FSA), do Departamento de Agricultura, Ambiente e Assuntos Rurais da Irlanda do Norte (DAERA), de associações industriais, do Departamento de Negócios e Comércio e do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Commonwealth do Reino Unido (FCDO).
O acordo não só abre novas oportunidades comerciais, como também abre caminho para um futuro ainda mais favorável. Assim que o México ratificar a adesão do Reino Unido ao Acordo Abrangente e Progressivo para a Parceria Transpacífica (CPTPP), as tarifas de 20% que actualmente afectam as exportações de carne de porco serão eliminadas, tornando os produtos britânicos de qualidade ainda mais competitivos num mercado mexicano em constante crescimento.
4 de agosto de 2025 | Governo do Reino Unido | https://www.gov.uk