Leia este artigo em:

Previsão de preços para a colza e a soja canadianas

A colza e a soja encontram-se entre as culturas mais importantes do Canadá, tanto pela superfície que ocupam como pelo seu peso na sua balança de transacções de produtos agro-alimentares. Ambas as culturas também são relevantes nas nossas importações de produtos agrários e conhecer a sua evolução pode orientar as decisões no futuro.

6ª feira 3 Maio 2019 (há 21 dias)
gosto

Na campanha 2019-2020 prevê-se uma queda dos preços para a colza e uma ligeira subida na soja canadianas. Pela relevância que o Canadá tem nas referidas produções, podemos entender esta previsão como um sinal de mercado, como publica o Ministério da Agricultura espanhol no seu boletim de notícias do exterior.

De acordo com o “Outlook for Principal Field Crops” publicado pelo Departamento de Agricultura do Canadá:

  • Colza: para a presente campanha (2018-2019) espera-se um consumo interno de 22,9 Mt, o que implica uma subida de 1% relativamente à campanha anterior. As más relações com a China manifestam-se numa descida da exportação que, se estima, chegará ao milhão de toneladas. Esta descida das exportações ver-se-á reflectida num aumento do volume armazenado, que chegará aos 3,5 Mt. A procura de farinha de colza manteve-se constante para a produção de proteína e de óleo. Neste contexto, a previsão sobre o preço é de descida, relativamente ao ano passado (480-520 $/t). Relativamente à campanha 2019-2020 , também para a colza, prevê-se uma descida da área semeada até 9 milhões de hectáres (seria -2,5% que a superfície do ano anterior), devido à queda de preços e à incerteza nas relações com a China. Para o ano que vem espera-se uma produção de 19,8 Mt, o que pressupõe uma redução sobre os 20,3 Mt de 2018-2019 e os 21,3 Mt de 2017-2018. A descida de produção reflecte a redução na superfície dedicada a esta cultura e a sua descida em produtividade. Prevê-se uma recuperação da procura total até aos 23,4 Mt. A diferença entre a produção e a procura será coberta pelo volume armazenado que está a crescer na presente campanha. Esta recuperação será apoiada, em parte, por um aumento das exportações (até às 10,5 Mt) devido ao aparecimento de novos mercados, devido aos baixos preços da colza e devido à normalização parcial das relações com a China. A indústria da farinha de colza manterá a sua procura e agora encontra-se na máxima capacidade produtiva. Ainda que existam estas perspectivas de melhoria, a previsão do preço continua a ser de descida relativamente à campanha 2018-2019 (460-500 $/t), preço que inclui a desvalorização pelo tipo de câmbio.
  • Soja (campanha 2018-2019) prevê-se chegar a um volume record de exportação (5,5 Mt), subindo 12% em relação à campanha anterior. A indústria de moagem nacional ampliará a procura até aos 2 Mt. Relativamente à campanha 2017-2018, que teve um preço médio de 434 $/t, prevê uma redução situando-se os preços num intervalo entre 395-425 $/t. Os factores que se devem ter em conta para estimar o preço e a evolução da soja no mercado canadino são:
    • Ritmo de envio na nova colheita do Brasil que se espera esteja disponível em Maio-Junho.
    • Ritmo de compras da China.
    • Situação das negociações China-USA e China-Canadá.
    • Previsão das plantações de soja nos EUA.
    • Volatilidade dos tipos de câmbio entre EUA, Brasil e Canadá.
  • Nas previsões para a campanha 2019-2020 de soja anuncia-se uma redução de 3% na superfície dedicada ao cultivo, até aos 2,48 Mha, devido às más condições reinantes no Oeste do país. A produção, em resultado da diminuição da superfície e do rendimento, cairá para os 7 Mt. A procura total descerá 7% para os 8 Mt, em resultado da forte queda nas exportações para os 5 Mt. A produção nacional de farinha de soja também descerá, mas muito ligeiramente já que se prevê que a procura de óleo de soja se mantenha constante. Neste contexto espera-se uma subida dos preços até aos 440 $/t devido à subida de preços dos EUA e à estabilidade na taxa de câmbio entre $USA/$CAN.

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2019/ Notícias do Exterior-Ministério de Agricultura/ Espanha.
https://www.mapa.gob.es

Artigos relacionados

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags

Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

Não estás inscrito na lista

24-Mai-201917-Mai-201910-Mai-201903-Mai-2019

faz login e inscreve-te na lista

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui