Este conteúdo está disponível para utilizadores registados
Pode registar-se e fazer login de forma gratuita para poder aceder a todo o conteúdo de 3tres3.com

X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

FAO: Índice de preços da carne desce em Dezembro

Os preços caíram em todas as categorias de carne, com as carnes de bovino e de aves a registarem as maiores quedas.

FAO meat price index. Source: FAO.
FAO meat price index. Source: FAO.
15 Janeiro 2026
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O Índice de Preços da Carne da FAO teve uma média de 123,6 pontos em Dezembro, uma queda de 1,7 pontos (1,3%) face ao valor revisto de Novembro, mas ainda 4,1 pontos (3,4%) acima do nível de há um ano. Os preços caíram em todas as categorias de carne, com as carnes de bovino e de aves a registarem as maiores quedas.

A queda dos preços mundiais da carne de bovino reflectiu cotações mais fracas na Austrália, onde as condições de seca sazonal levaram à redução dos efectivos, aumentando a disponibilidade de gado para abate e exercendo pressão descendente sobre os preços. As cotações internacionais da carne de aves caíram, uma vez que a ampla oferta para exportação superou a procura global de importações.

Os preços da carne de ovino recuaram ligeiramente, no meio da entrada de maiores ofertas sazonais no mercado, apesar da procura global por importações ainda sólida.

Os preços da carne de porco desceram ligeiramente, impulsionados por cotações mais baixas na União Europeia, no meio de uma fraca procura global.

Índice de preços da carne de porco da FAO. Fonte: FAO.
Índice de preços da carne de porco da FAO. Fonte: FAO.

No conjunto de 2025, o Índice de Preços da Carne da FAO teve uma média de 123,2 pontos, um aumento de 6,0 pontos (5,1%) face a 2024, sustentado pela forte procura global de importações e pela maior incerteza do mercado relacionada com surtos de doenças animais e tensões geopolíticas. Os preços mundiais da carne de bovino e de ovino subiram acentuadamente em relação ao ano anterior, devido à forte procura de importações e à limitada disponibilidade para exportação. Em contrapartida, os preços da carne de porco caíram, impulsionados pela menor procura global de importações, enquanto os preços da carne de aves recuaram ligeiramente devido à oferta abundante.

9 de Janeiro de 2026/ FAO.
https://www.fao.org

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados