Este conteúdo está disponível para utilizadores registados
Pode registar-se e fazer login de forma gratuita para poder aceder a todo o conteúdo de 3tres3.com

X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

EUA: exportações de carne de porco permaneceram estáveis ​​em setembro

O valor recorde para o México impulsionou o forte resultado de setembro para a carne de porco dos EUA.

5 Janeiro 2026
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

As exportações de carne de porco dos EUA totalizaram 233.816 toneladas métricas(t) em setembro de 2025, uma queda de 2% em relação ao ano anterior. O valor das exportações manteve-se estável nos 683,9 milhões de dólares, com um valor recorde atingido no México (quase 260 milhões de dólares). O valor das exportações de cortes de carne de porco apresentou uma tendência ascendente em setembro (586,2 milhões de dólares, um aumento de 1%), mas as exportações totais de carne de porco diminuíram, em parte devido às tarifas retaliativas impostas pela China. Excluindo a China, as exportações de carne de porco em setembro foram 4% superiores às do ano anterior.

Durante os primeiros três trimestres do ano, as exportações de carne de porco dos EUA ficaram 3% abaixo do ritmo recorde estabelecido em 2024, tanto em volume (2,16 milhões de toneladas métricas) como em valor (6,16 mil milhões de dólares), e apenas 1% abaixo quando excluídas as exportações para a China. Espera-se que as exportações para o México, o principal mercado, e para a América Central atinjam novos recordes anuais. Os envios de janeiro a setembro também aumentaram em relação ao ano anterior para a Colômbia, Caraíbas, Hong Kong e Vietname.

Os envios de carne de porco dos EUA para o México em setembro aumentaram 16% em termos homólogos, atingindo 106.472 toneladas métricas, enquanto o valor disparou para 259,6 milhões de dólares, um aumento de 26% e o nível mais elevado já registado. Apesar do aumento da concorrência da carne de porco brasileira, as exportações acumuladas nos primeiros três trimestres do ano superaram o ritmo recorde do ano passado em 4%, tanto em volume (888.077 toneladas) como em valor (2,04 mil milhões de dólares).

Impulsionadas pelo crescimento nas Honduras e na Guatemala, as exportações de carne de porco para a América Central continuaram a apresentar um forte desempenho em setembro, com um aumento de 5%, para 13.514 toneladas, enquanto o valor cresceu 6%, para 44,5 milhões de dólares. Até setembro, as exportações para a região superaram em 20% o ritmo recorde do ano passado em volume (131.771 toneladas) e em 23% em valor (422 milhões de dólares).

Pelo terceiro mês consecutivo, as exportações de carne de porco para a Coreia do Sul em setembro apresentaram um crescimento face ao ano anterior, com um aumento de 12% em volume (11.311 toneladas) e de 7% em valor (38,1 milhões de dólares). No entanto, os envios para a Coreia do Sul entre janeiro e setembro diminuíram 7%, para 158.482 toneladas, com um valor 12% inferior ao recorde do ano passado de 511,7 milhões de dólares.

Embora a maioria das fábricas de carne de porco dos EUA esteja autorizada a exportar para a China, as tarifas de retaliação e a incerteza têm prejudicado as exportações em 2025. A tarifa total imposta pela China sobre a carne de porco dos EUA e a maioria das outras carnes rondou os 57% durante grande parte do ano (chegando a uns quase proibitivos 172% entre abril e maio), antes de cair recentemente para 47%. A tarifa de nação mais favorecida da China é de 12%. A China também adotou medidas de retaliação sobre as importações do Canadá e da União Europeia este ano, enquanto a carne de porco dos EUA está sujeita a uma tarifa de retaliação adicional de 25% ao abrigo da Secção 232 desde 2018. Até setembro, as exportações dos EUA para a China, compostas principalmente por produtos de carne de porco, caíram 18% em relação ao ano anterior, para 278.065 toneladas métricas, enquanto o seu valor diminuiu 19%, para 650,6 milhões. A produção de carne de porco da China também se mantém em níveis recorde e a confiança dos consumidores continua fraca.

12 de dezembro de 2025 | USMEF | Estados Unidos da América | https://www.usmef.org

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados