O Laboratório Central de Veterinária de Algete (Madrid) confirmou a presença do vírus da Peste Suína Africana (PSA) em mais sete javalis encontrados mortos no mesmo município de Barcelona, Cerdanyola del Vallès, e muito perto do local onde foram encontrados outros dois na semana passada. Estas descobertas são o resultado das fases iniciais da procura activa de cadáveres na área provisoriamente designada como infectada. Como foram detectados na mesma área, nem a zona de controlo nem a de vigilância foram modificadas.


Com estes novos casos positivos, confirma-se a presença da doença num total de nove animais selvagens, todos na mesma área. Estes casos positivos foram comunicados à Comissão Europeia e à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
A sequenciação do material genético dos javalis, realizada no Laboratório Central de Veterinária (LCV) do MAPA em Algete (Laboratório Nacional de Referência para a doença), indica que o vírus da Peste Suína Africana detectado pertence ao genótipo II, o mesmo genótipo que circula noutras estirpes na Europa.
Por outro lado, está agendada uma visita de peritos da Equipa Veterinária de Emergência da Comissão Europeia (EUVET) para os dias 3 e 4 de Dezembro que irá ter reuniões com as várias autoridades competentes a nível nacional, regional e local e visitar a área infectada para emitir recomendações sobre as medidas de controlo a implementar para alcançar a erradicação da doença o mais rapidamente possível.
Para mais informação sobre a Peste Suína Africana pode visitar a nossa secção especial PSA.
2 de Dezembro de 2025/ MAPA/ Espanha.
https://www.mapa.gob.es



