A produção de suínos na China deverá manter-se estável em 2026, com uma produção de 709,5 mil milhões de cabeças. Embora os efetivos de reprodutoras durante os primeiros quatro meses de 2025 tenham sido superiores aos do período homólogo de 2024, a expectativa de preços mais baixos para o porco no segundo semestre do ano pode reduzir as margens de lucro dos produtores, acelerando a saída de pequenos produtores e desincentivando a reposição de reprodutoras. Espera-se que o efectivo médio de reprodutoras para 2025 permaneça praticamente inalterado em relação ao ano anterior, estabelecendo as bases para uma produção suína estável em 2026.
Prevê-se um aumento moderado das importações de suínos reprodutores em 2026, em relação ao ano anterior, após uma base mais pequena em 2025. Os produtores de suínos em grande escala continuam a dar prioridade ao melhoramento genético como parte dos esforços para aumentar o número de porco por porca e ano, impulsionando a procura persistente de reprodutoras de alta qualidade. Como o sistema de criação doméstico da China continua em desenvolvimento, as importações continuarão a desempenhar um papel crítico na renovação genética do efectivo.

A produção de carne de porco em 2026 deverá manter-se estável nas 57150 mil toneladas de peso vivo (CWE), com a produção estável de leitões a sustentar a oferta, enquanto os pesos de carcaça mais baixos e a procura estável limitam novos ganhos. O abate esperado é de 703800 mil cabeças.
A importação de carne de porco em 2026 prevê-se que seja de 1300 mil toneladas de CWE, uma queda modesta devido à procura mais fraca e à ampla oferta interna. Os comerciantes estão cautelosos devido à desaceleração do mercado e aos elevados stocks refrigerados.
5 de Setembro de 2025/ USDA/ EstadosUnidos.
https://apps.fas.usda.gov