Este conteúdo está disponível para utilizadores registados
Pode registar-se e fazer login de forma gratuita para poder aceder a todo o conteúdo de 3tres3.com

X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Chile: carne de porco como quinto alimento mais exportado em ano record

Com uma forte procura na Ásia e elevados padrões sanitários, a carne de porco está a reforçar o seu papel estratégico em exportações alimentares do Chile.

6 Fevereiro 2026
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Num ano marcante para o comércio externo do Chile, a carne de porco consolidou-se como o quinto produto alimentar mais exportado pelo país em 2025, reforçando a importância do setor da carne na matriz nacional de exportações. A Ásia manteve-se como o principal destino da carne de porco.

Segundo dados da Subsecretaria de Relações Económicas Internacionais (SUBREI), as exportações totais do Chile cresceram 7,9% em 2025 face a 2024, atingindo um recorde histórico. Neste contexto, o setor alimentar totalizou 23,083 mil milhões de dólares, um aumento de 2% face ao ano anterior, consolidando a sua posição como o segundo maior setor em termos de receitas para o país, a seguir à mineração.

Em 2025, as exportações chilenas de carne de porco atingiram os 652 milhões de dólares, figurando entre os principais produtos alimentares exportados. Os mercados asiáticos lideraram a procura: a Coreia do Sul, a China e o Japão representaram 69% do valor exportado e 64% do volume total.

Este desempenho reafirma a competitividade internacional da carne de porco chilena, sustentada por elevados padrões sanitários, qualidade e capacidade de fornecimento consistente.

Entretanto, as exportações de aves congeladas atingiram os 435 milhões de dólares, um aumento de 6% em relação a 2014. Os Estados Unidos lideraram os envios tanto em valor como em volume e, juntamente com o Canadá, o México e Porto Rico, representaram 84% do valor das exportações e 67% do volume total de aves congeladas chilenas.

Estes resultados confirmam o contributo do setor da carne para a diversificação produtiva, a criação de emprego e o posicionamento do Chile como um fornecedor de alimentos fiável. Em particular, a carne de porco está a consolidar a sua posição como um pilar da oferta de exportação de alimentos do Chile, com projeções de expansão contínua em mercados estratégicos.

28 de janeiro de 2026 | Asociación de Exportadores de Carnes de Chile A.G | Chile

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados