O Ministério da Saúde do Canadá e a Agência de Inspeção Alimentar do Canadá (CFIA) anunciaram a conclusão de avaliações de segurança independentes e abrangentes em suínos resistentes ao vírus da síndrome reprodutiva e respiratória suína (PRRSV), após pedidos da Genus PLC e da PIC Canada, Ltd., respetivamente. O Ministério da Saúde do Canadá concluiu que os alimentos produzidos a partir destes suínos são tão seguros e nutritivos para consumo humano como a carne de porco atualmente disponível no Canadá. A CFIA confirmou que estes suínos são também seguros e eficazes para utilização em rações para animais.
A melhoria da resistência ao PRRSV nos suínos ajudará os produtores a evitar doenças nos seus efetivos, causadas por este vírus, a reduzir o uso de antibióticos e a melhorar o bem-estar animal, além de contribuir para um fornecimento alimentar mais estável, acessível e sustentável.

Embora os alimentos geneticamente modificados sejam considerados tão seguros e nutritivos como os alimentos convencionais, o Governo do Canadá reconhece a importância da informação sobre engenharia genética. Por isso, desde novembro que temos vindo a trabalhar com o Conselho de Normas Gerais do Canadá numa revisão pública da Norma Nacional para a rotulagem e publicidade de alimentos que são, e não são, produtos de engenharia genética. A Agência de Inspeção Alimentar do Canadá (CFIA) utiliza esta Norma para orientar as empresas na rotulagem dos alimentos.
23 de janeiro de 2026/ Governo do Canadá/ Canadá.
https://www.canada.ca




