A Agência de Inspeção Alimentar do Canadá (CFIA) assinou um acordo de zoneamento para a peste suína africana (PSA) com as Filipinas como parte das atividades de preparação contínua do Canadá, ajudando a manter o acesso ao mercado filipino enquanto a CFIA cumpre o seu mandato de proteção da saúde animal.
Este acordo visa permitir a continuidade do comércio com áreas livres de PSA caso a doença seja detectada no Canadá. De acordo com o acordo, as restrições comerciais aos suínos vivos canadianos, produtos de carne de porco e mercadorias relacionadas seriam limitadas à área afetada, e não se aplicariam a todo o Canadá.

As Filipinas são um mercado importante para as exportações canadianas de carne de porco. Em 2024, o Canadá exportou aproximadamente 279 milhões de dólares em carne de porco e produtos derivados para as Filipinas.
O Canadá tem atualmente sete acordos de zoneamento para a Peste Suína Africana (PSA) com os Estados Unidos, a União Europeia, Singapura, Hong Kong, Vietname, Emirados Árabes Unidos e Filipinas. Juntos, estes mercados representam quase 40% do valor das exportações canadianas de carne de porco, ajudando a reduzir os impactos comerciais da PSA e reforçando a preparação geral do Canadá através da colaboração internacional.
O Canadá exporta quase 70% da sua produção de carne de porco anualmente.
16 de dezembro de 2025/ Governo do Canadá/ Canadá.
https://www.canada.ca/



