A Associação Interprofissional da Carne Belga (IVB) está a dar um passo significativo para melhorar a comunicação e a partilha de dados no sector. Designada pelo Governo Flamengo, a IVB desempenha um papel central na recolha, divulgação e normalização dos dados de abate nos sectores da produção de bovinos e suínos.
O fornecimento de dados de abate recolhidos nos matadouros já é realizado há anos para todos os produtores de suínos e bovinos belgas através do site da IVB. Uma mensagem automática por e-mail pode também ser fornecida aos produtores que se registem na IVB para este efeito.

Desde de 13 de Novembro de 2025, que estes e-mails estão a ser enviados a todos os produtores de animais para os quais a IVB tenha um endereço de e-mail. Em conjunto, estas informações de contacto garantem que 95% dos suinicultores belgas activos receberão automaticamente um email com os resultados do abate dos seus animais. Já não precisarão de ter nenhuma iniciativa.
Os dados de abate são fornecidos ao IVB pelos matadouros flamengos no máximo 24 horas após o abate, sendo imediatamente visíveis no site do IVB. Um e-mail automático — agora enviado a todos os produtores — é enviado na manhã seguinte, às 6h00.
Para além da obrigatoriedade dos matadouros flamengos disponibilizarem os seus dados ao IVB, os dados da Região de Bruxelas (matadouro de Anderlecht) e de vários matadouros da Valónia (Wama Beef Ciney, ADL Liège, EMG Mouscron e Lovenfosse Aubel) são também transferidos voluntariamente para o IVB, sendo disponibilizados aos produtores da mesma forma. Isto também permite que os produtores da Valónia utilizem o IVB.
O IVB obtém dados de todos os produtores flamengos dos restantes matadouros da Valónia através da sua contraparte valona, a CW3C. No entanto, a verificação destes dados pelo IVB não é actualmente possível.
Para apoiar ainda mais o sector, o IVB desenvolveu um novo website com painéis de controlo claros e módulos de cálculo rápidos. Estes permitem aos produtores comparar rapidamente lotes de animais abatidos com o mínimo de esforço e determinar a sua posição no sector. Os criadores de gado bovino e suíno da Flandres e da Valónia podem utilizar estas ferramentas avançadas, contribuindo para uma melhor compreensão e planeamento estratégico.
Com estas iniciativas, o IVB reforça o seu papel interprofissional na indústria da carne belga. Ao melhorar a partilha de dados e ao oferecer ferramentas digitais fáceis de utilizar, a organização apoia os produtores pecuários na optimização das suas operações comerciais e na promoção da transparência no sector. Estes desenvolvimentos sublinham o compromisso do IVB com a produção de carne sustentável e eficiente na Bélgica.
19 de Novembro de 2025/ IVB/ Bélgica.
https://www.ivb-interprof.be







