A produção de carne de porco australiana deverá aumentar 1%, para 480.000 toneladas métricas (CWE) em 2026, acima da estimativa revista em baixa de 475.000 toneladas métricas (CWE) para 2025. Este crescimento modesto é sustentado pelo fortalecimento dos preços da carne de porco e pelos custos relativamente baixos dos grãos para rações, que representam uma parte substancial das despesas de produção.
Como a maior parte da carne de porco australiana é consumida internamente, o aumento dos preços da carne de porco limita a sua competitividade em relação a outras carnes. Como resultado, o crescimento previsto na produção de carne de porco deve-se principalmente ao crescimento da população doméstica. O consumo de carne de porco na Austrália deverá aumentar ligeiramente em 2026, para 665.000 toneladas métricas (CWE), um aumento de 1,2% em relação à estimativa de 657.000 toneladas métricas (CWE) em 2025. O consumo per capita de carne de porco deverá manter-se em declínio marginal, dando continuidade à tendência recente.

O índice de preços no consumidor da carne na Austrália mostra que os preços da carne de porco aumentaram a um ritmo relativamente estável e forte nos últimos cinco anos. A carne de porco compete com o frango e a carne de bovino pela preferência do consumidor. Os preços do frango no retalho também aumentaram nos últimos cinco anos, mas o consumo per capita de frango continua a sua tendência ascendente a longo prazo, em grande parte porque o frango custa menos de metade do preço da carne de porco. Os preços da carne de bovino são quase o dobro dos da carne de porco, mas o consumo geral de carne de bovino continua a ser superior ao da carne de porco.
As importações australianas de carne de porco deverão aumentar ligeiramente para 235000 toneladas métricas (CWE) em 2026, um aumento de 2% em relação à estimativa revista de 2025 de 230000 toneladas métricas (CWE). Este crescimento modesto, juntamente com o pequeno aumento da produção nacional de carne de porco, é impulsionado principalmente pelo crescimento esperado do consumo interno. Nos últimos anos, os cinco principais fornecedores de carne de porco para a Austrália foram responsáveis por mais de 95% do total das importações. Os Estados Unidos fornecem metade ou mais das importações de carne de porco da Austrália, enquanto a Dinamarca e os Países Baixos são os outros principais fornecedores.
As exportações australianas de carne de porco deverão aumentar ligeiramente para 50000 toneladas métricas (CWE) em 2026, acima das 48000 toneladas métricas (CWE) estimadas para 2025. Isto está alinhado com o crescimento constante, mas modesto, das exportações observado nos últimos cinco anos. As exportações australianas de carne de porco representam apenas cerca de 10% da produção total de carne de porco, pelo que as flutuações nos volumes exportados têm um impacto mínimo na oferta e no consumo interno. Nos últimos cinco anos, os cinco principais destinos de exportação representaram quase 85% do total exportado, em grande parte impulsionados pela crescente procura de Singapura.
17 de Setembro de 2025/ USDA/ Estados Unidos.
https://apps.fas.usda.gov