
Febre Aftosa: aumenta risco de entrada na Europa
O número crescente de focos de FA em vários países do Norte de África e a recente detecção do serótipo SAT 2 na Argélia aumentam o risco de entrada da doença.

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista

O número crescente de focos de FA em vários países do Norte de África e a recente detecção do serótipo SAT 2 na Argélia aumentam o risco de entrada da doença.

A nova agência incorpora o conceito de "Uma Só Saúde", que implica que a saúde das pessoas está interligada com a saúde ambiental e animal.

Apresentamos a evolução da Peste Suína Africana nos diferentes países europeus desde a confirmação em 2014 e com dados actualizados até 2023.

O Montenegro reportou o primeiro caso de PSA ocorrido no país e que foi detectado num javali.

Foi aprovado um novo plano nacional de acção para prevenir a introdução e propagação da Peste Suína Africana (PSA) em França.

Este sistema permitirá acelerar o trânsito durante a passagem das fronteiras, reduzir o risco de contaminação dos produtos e manter a sua rastreabilidade.

Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 196903 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?



Os suínos doentes deixarão de ter de ser sujeitos a amostragem para detecção da PSA. A Bélgica não tem nenhum animal infectado desde 2020.

O objectivo é fornecer orientações sobre os instrumentos disponíveis para a prevenção, controlo e erradicação da PSA na União Europeia.

O foco ocorreu numa exploração em Rangamati.

Várias restrições foram levantadas na nova área externa recentemente definida.

A coordenadora do Programa Estadual de Sanidade dos Suídeos (PESS) explica que desde que a suspeita surgiu o local foi isolado.

O Centro de Medicina Veterinária da Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA publicou o Relatório Resumido de 2022 sobre Antimicrobianos Vendidos ou Distribuídos para Uso em Animais Produtores de Alimentos.


A campilobacteriose e a salmonelose foram as doenças zoonóticas mais frequentemente notificadas nos seres humanos em 2022, embora o número de casos tenha sido ainda mais baixo do que durante os anos pré-pandémicos.

As vendas globais de antibióticos veterinários diminuíram 53% entre 2011 e 2022.

A ADAPI esclarece que a vacinação contra a doença está proibida no Brasil – contudo, o MAPA gere um projecto piloto em Alagoas, o “Projeto - Brasil Livre de Peste Suína Clássica”.

A Coreia do Sul permite apenas a entrada de carne de porco e bovina de Áreas Livres de Febre Aftosa sem Vacinação.

Os casos de PSA têm vindo a aumentar desde o início de Agosto e prevê-se que continuem a aumentar no futuro próximo.

Tendo em conta os surtos de Peste Suína Africana na Suécia, a Noruega está a tentar erradicar a sua população de javalis como medida de prevenção.



O Primeiro-Ministro emitiu uma declaração oficial em que apela a que seja dada ênfase à aplicação de medidas de prevenção e controlo da PSA.

O plano Écoantibio 3 (2023-2028) continuará a dinâmica positiva iniciada e prolongará os bons resultados alcançados durante mais de 10 anos.

Desde o final de Outubro que continuaram a aparecer focos de PSA, que se espalharam rapidamente pela Província de Quang Tri.

A Espanha é o país com maior redução no consumo de antibióticos veterinários e o 3º em saúde humana a nível europeu.

O Comité Popular da cidade de Dong Xoai,Pprovíncia de Binh Phuoc, declarou um foco de Peste Suína Africana no Distrito de Tan Binh.

Os investigadores reclassificaram o número de estirpes do vírus da Peste Suína Africana (PSA) de 25 para apenas seis genótipos únicos.


Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista