X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

UE: respuesta unificada a la resistencia a los antibióticos

La Comisión Europea lanza EU-JAMRAI 2 para dar una respuesta unificada a la resistencia a los antibióticos.

19 Fevereiro 2024
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A Comissão Europeia, decisores políticos e organizações de 30 países reuniram-se em Paris para lançar a segunda Acção Comum sobre Resistência Antimicrobiana e Infecções Associadas aos Cuidados de Saúde (EU-JAMRAI 2). Coordenada pela agência francesa Inserm (Institut National de Santé et de Recherche Médicale), com o apoio do Ministério da Saúde francês e a participação de Espanha, através da Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos de Saúde (AEMPS) e de 20 outras entidades espanholas, esta iniciativa de colaboração visa combater mais eficazmente a resistência antimicrobiana, uma importante ameaça para a saúde pública responsável por mais de 35 000 mortes por ano na União Europeia (UE)/Espaço Económico Europeu (EEE) e por 1,3 milhões de pessoas em todo o mundo.

Com base no sucesso do EU-JAMRAI 1, que decorreu de 2017 a 2021, este último projeto defende um programa de trabalho "uma só saúde" que reúne os Estados-Membros da UE, juntamente com a Islândia, a Noruega e a Ucrânia. A implementação a longo prazo de uma abordagem coordenada "Uma Só Saúde" continua a ser uma prioridade para os próximos anos e também para o futuro. Nenhum Estado tem capacidade para atuar sozinho contra a resistência antimicrobiana. A cooperação já não é uma opção: é a condição para o sucesso na luta global contra a resistência antimicrobiana", afirmou Didier Samuel, Diretor Executivo do Inserm.

A EU-JAMRAI 2 visa implementar acções concretas para monitorizar, prevenir e combater eficazmente a resistência aos antibióticos em todas as áreas da saúde humana, animal e ambiental, capacitando os países participantes a reforçar os seus planos de ação nacionais. A missão é reduzir o risco de exposição dos cidadãos europeus a bactérias resistentes aos antibióticos. Isto implica a estruturação de uma vigilância integrada e o reforço da prevenção de infecções à escala de "Uma Só Saúde", melhorando simultaneamente os cuidados prestados aos doentes com infecções bacterianas, por exemplo, garantindo o acesso a uma terapia antibiótica eficaz e proporcionada.

14 de Fevereiro de 2024/ PRAN/ Espanha.
https://www.resistenciaantibioticos.es

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados