
Impacto do ABC-4 da dieta sobre o rendimento produtivo de leitões na fase pós-desmame
ABC-4 (“Acid Binding Capacity”) é a quantidade de ácido necessária para reduzir o pH de 1 kg de ração para 4,0. Como utilizá-lo em leitões?

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista

ABC-4 (“Acid Binding Capacity”) é a quantidade de ácido necessária para reduzir o pH de 1 kg de ração para 4,0. Como utilizá-lo em leitões?

Dada a rápida melhoria na genética principalmente em termos de prolificidade, taxa de conversão alimentar e outros parâmetros de produção, os requisitos de referência para vitaminas e minerais tornaram-se obsoletos.

O 333 Experience Congress LATAM 2025 concluiu com sucesso a sua sexta edição em Cali, na Colômbia, consolidando-se como o evento técnico-empresarial mais importante da suinicultura latino-americana.

333 participou no SPACE 2025 em Rennes, uma exposição internacional de pecuária que bateu recordes e colocou a inovação no centro do debate.

Um guisado de cereais com abundância de ingredientes, mas temperado com riscos que podem azedar o prato no seu todo.

Um dos principais desafios durante o desmame é a diarreia pós-desmame, que afeta quase 25% dos leitões dos países europeus. Uma estratégia promissora para promover a resiliência e ajudá-los a lidar com o stress do desmame pode incluir, entre outros, o uso de fitogénicos.

Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 190735 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?


Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 190735 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?
As patologias digestivas em suínos, que antes eram abordadas individualmente contra um único agente patogénico, compõem agora um sistema complexo que deve ser abordado sob várias perspetivas.

O stress térmico torna os suínos especialmente vulneráveis devido à sua capacidade limitada de dissipar o calor corporal, e a seleção genética para uma maior produtividade, por sua vez, reduziu a sua tolerância ao calor. A produção de calor está a aumentar com o melhoramento do rendimento da engenharia, e as raças atuais produzem 30% mais calor do que na década de 1980.

O estudo confirma o impacto negativo do stress térmico, tanto crónico como agudo, sobre o consumo de ração em porcas lactantes e valida estratégias nutricionais e de maneio para o mitigar.

A boa colheita nacional contrasta com a incerteza global: moeda, geopolítica e fundos continuam a ditar o rumo dos preços a curto e longo prazo.

O fósforo é um mineral essencial para a mineralização óssea, o metabolismo energético e a síntese de ácidos nucleicos. Por isso, o uso de estratégias para maximizar o aproveitamento do fósforo presente em cereais e leguminosas utilizados na nutrição suína é de grande interesse, assim como o uso de fitases. Esta ficha técnica descreve a estrutura, os tipos, o mecanismo de acção e a aplicação das fitases.

Nesta edição, descobriremos como o stress térmico afecta o aparelho digestivo dos suínos.




Como é que o stress pelo calor afecta os porcos? Esta série de 4 artigos em formato pergunta-resposta ajudará a compreender…

Os direitos aduaneiros têm consequências importantes e afectam as explorações de suínos em todo o mundo.

O evento deste ano, realizado em Berna, na Suíça, reuniu especialistas internacionais para discutir o bem-estar, a saúde, a nutrição e a sustentabilidade dos suínos.

Mais de 300 profissionais do sector da suinicultura participaram num dia dedicado à inovação, à tecnologia e à alimentação de precisão.

A utilização de fibra alimentar na nutrição de porcas está a evoluir rapidamente e é actualmente considerada um componente funcional da nutrição devido à sua funcionalidade intestinal, ao equilíbrio do microbiota e à modulação da digestão e do metabolismo.

A 17ª edição da FIGAN 2025 foi concluída com um sucesso retumbante, consolidando a sua posição como o evento essencial para o sector pecuário no sul da Europa.



A uniformidade e a qualidade desempenham um papel fundamental no sucesso tanto da unidade de produção como da exploração. A qualidade da alimentação dos suínos começa com a formulação adequada da dieta, que deve satisfazer as necessidades nutricionais do animal em todas as fases da sua vida; um processo de mistura adequado assegura uma distribuição uniforme dos nutrientes e tem um impacto directo no rendimento da produção, na saúde e no bem-estar dos animais, bem como na eficiência económica.

Embora o afluxo de notícias possa fazer parecer o contrário, na realidade, só passaram 50 dias desde a tomada de posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos da América.

A UE propõe a aplicação de direitos aduaneiros aos fertilizantes russos para reduzir a dependência e proteger a indústria europeia do risco de desestabilização do mercado.

No contexto actual de elevados custos de produção e de uma pressão crescente dos regulamentos ambientais, a produção de suínos enfrenta o desafio de equilibrar a eficiência da produção com a sustentabilidade ambiental e económica da indústria. Um factor chave nesta equação é o tamanho das partículas da ração, em que acções simples ao alcance do produtor podem alcançar melhorias significativas.

Esta ficha informativa apresenta uma breve compilação de estudos científicos que avaliaram o efeito do ácido fórmico, do ácido lático e do ácido propiónico na saúde gastrointestinal e no desempenho produtivo dos suínos em diferentes fases de produção.

De 28 a 30 de Janeiro, Atlanta voltou a ser o epicentro da indústria da pecuária, da carne e dos alimentos compostos para animais com uma nova edição da International Production & Processing Expo.


Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 190735 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista