
Imunidade intestinal em suínos: a barreira invisível que promove a saúde e o rendimento
A imunidade intestinal é um sistema complexo, constituído por barreiras físicas, células imunitárias, recetores e microbiota.

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista

A imunidade intestinal é um sistema complexo, constituído por barreiras físicas, células imunitárias, recetores e microbiota.

Dos artigos publicados na 3tres3 de Portugal, de autores de renome mundial, no passado ano de 2025, estes foram os dez mais lidos. Não perca nenhum deles.

Sara Mazo e Francisco Ruiz analisam o que poderá afetar o mercado das commodities em 2026... pelo menos o que podemos ter em conta com a informação disponível.

As melhores explorações de reprodutoras DanBred na Dinamarca registam taxas de mortalidade tão baixas como 5%, demonstrando que a gestão, incluindo a estratégia de alimentação, é fundamental.

Existe bastante evidencia de que el peso y el espesor de grasa dorsal de la primeriza a la primera cubrición están estrechamente relacionados con su vida productiva y longevidad.

Em termos de apresentação da ração, procuram-se ingredientes que forneçam nutrientes, mas também funcionalidade, com o objectivo de aumentar o tempo de retenção gástrica para facilitar a hidrólise das proteínas, promover um maior contacto entre o alimento e as enzimas e reduzir a fermentação das proteínas não digeridas a nível intestinal.

Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 198226 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?

O mercado dos cereais e oleaginosas sofreu uma reviravolta inesperada nos últimos 15 dias, com a volatilidade e o aumento dos preços como principais características.

A apresentação da ração é um aspeto complexo, pois pode influenciar tanto o rendimento produtivo como o bem-estar animal.

Realizado de 15 a 17 de outubro em Cali, na Colômbia, o evento principal da 333 encerrou a sua sexta edição com resultados históricos, consolidando-se como o congresso mais influente da indústria suína na América Latina.

A aplicação da alimentação de precisão através da utilização de dispensadores eletrónicos melhora o rendimento das porcas e dos seus leitões, além de proporcionar benefícios económicos, ambientais e de bem-estar animal.

Como se expressa a quantidade de vitaminas? Como se estimam as necessidades vitamínicas e as margens de segurança nos suínos? A estabilidade da atividade vitamínica pode ficar comprometida?

O 333 Experience Congress LATAM 2025 concluiu com sucesso a sua sexta edição em Cali, na Colômbia, consolidando-se como o evento técnico-empresarial mais importante da suinicultura latino-americana.


ABC-4 (“Acid Binding Capacity”) é a quantidade de ácido necessária para reduzir o pH de 1 kg de ração para 4,0. Como utilizá-lo em leitões?

Dada a rápida melhoria na genética principalmente em termos de prolificidade, taxa de conversão alimentar e outros parâmetros de produção, os requisitos de referência para vitaminas e minerais tornaram-se obsoletos.

Um guisado de cereais com abundância de ingredientes, mas temperado com riscos que podem azedar o prato no seu todo.

333 participou no SPACE 2025 em Rennes, uma exposição internacional de pecuária que bateu recordes e colocou a inovação no centro do debate.

Um dos principais desafios durante o desmame é a diarreia pós-desmame, que afeta quase 25% dos leitões dos países europeus. Uma estratégia promissora para promover a resiliência e ajudá-los a lidar com o stress do desmame pode incluir, entre outros, o uso de fitogénicos.

As patologias digestivas em suínos, que antes eram abordadas individualmente contra um único agente patogénico, compõem agora um sistema complexo que deve ser abordado sob várias perspetivas.



O stress térmico torna os suínos especialmente vulneráveis devido à sua capacidade limitada de dissipar o calor corporal, e a seleção genética para uma maior produtividade, por sua vez, reduziu a sua tolerância ao calor. A produção de calor está a aumentar com o melhoramento do rendimento da engenharia, e as raças atuais produzem 30% mais calor do que na década de 1980.

A boa colheita nacional contrasta com a incerteza global: moeda, geopolítica e fundos continuam a ditar o rumo dos preços a curto e longo prazo.

O estudo confirma o impacto negativo do stress térmico, tanto crónico como agudo, sobre o consumo de ração em porcas lactantes e valida estratégias nutricionais e de maneio para o mitigar.

O fósforo é um mineral essencial para a mineralização óssea, o metabolismo energético e a síntese de ácidos nucleicos. Por isso, o uso de estratégias para maximizar o aproveitamento do fósforo presente em cereais e leguminosas utilizados na nutrição suína é de grande interesse, assim como o uso de fitases. Esta ficha técnica descreve a estrutura, os tipos, o mecanismo de acção e a aplicação das fitases.

Nesta edição, descobriremos como o stress térmico afecta o aparelho digestivo dos suínos.

Mais de 300 profissionais do sector da suinicultura participaram num dia dedicado à inovação, à tecnologia e à alimentação de precisão.


Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 198226 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista