Rytis Čepulis

Rytis Čepulis
18carlos_chong04roderecifuentesv31rodrigo2385jvicente.dpt.sa

Consultor Veterinário. Lituânia

Nascido em Kaunas, graduou-se na Academia de Veterinária da Lituânia em 1985, começou como Veterinário Sénior no Departamento de Doenças dos Peixes no Laboratório Nacional de Veterinária em Vilnius, trabalhou como veterinário / investigador / gerente de produção em várias unidades de pesquisa e produção. na Lituânia.

Em 1997 começou na empresa holandesa Intervet International (agora parte da MSD AH) como conselheiro veterinário para os três Países Bálticos: Lituânia, Letónia e Estónia. A Intervet abriu uma Representação Oficial em Kaunas em 1999, mas tendo funções de Chefe da Representação, eu também estava a prestar serviços técnicos veterinários aos principais clientes de suínos e aves, que era a estratégia de marketing mais bem sucedida (e eu creio que ainda é).

Um dos primeiros grandes sucessos foi o programa de vacinação / erradicação de Aujeszky na maior exploração da Lituânia, que tinha 36 mil suínos e mais tarde houve o lançamento do programa PRRS e outros programas de vacinação nas explorações de suínos da Lituânia, Letónia e Estónia. Juntamente com colegas holandeses participámos num grande projecto experimental de campo em várias explorações de suínos bielorrussas.
Em 2005 iniciei o doutoramento por correspondência no Laboratório de Imunologia da Academia Veterinária da Lituânia. Em 2009 defendi a minha tese sobre as características moleculares do vírus da PRRS nos países bálticos. Ainda mantenho contactos com o meu líder científico prof. Arunas Stankevicius, com outros investigadores da Faculdade de Kaunas e do Laboratório Nacional.
Durante o meu tempo na Intervet / MSD AH tive a sorte de conhecer, cooperar e aprender com destacados especialistas europeus em doenças de suínos. Estes foram, antes de mais, os meus colegas da empresa: Marc Martens, Bart Mourits, Alex Eggen, Annette Bonde - Larsen, John Haugegaard, Boguslaw Zakrzewski, Grzegorz Swierczynski, Miquel Collell e outros. Fazendo auditoria a explorações em conjunto com eles, mas também com veterinários de práticas  independentes: o polaco Vet-Com liderado pelo Dr. Marjan Porowski, com Soeren Thielsen do dinamarquês Oevet e alguns outros, foi um dos momentos mais úteis da minha carreira profissional. Por último, mas não menos importante, conheci e aprendi com grandes cientistas, como o prof. Zygmunt. Pejsak, prof. Paolo Martelli, prof. Joaquim Segalés e muitos outros.

Desde Junho de 2016, quando a MSD AH anunciou a reorganização, que trabalho como consultor privado prestando serviços directamente a explorações ou a pedido de veterinários locais.

Curriculum actualizado: 18-Jul-2019

Artigos