Carles Vilalta

Universidade de Minnesota - Espanha Autor

Carles licenciou-se em veterinária pela Universidade Autónoma de Barcelona no ano 2000. Até ao ano 2007 esteve a trabalhar em diferentes empresas de produção suína gerindo a sanidade e a produção de explorações de mães pertencentes a estas empresas. A partir do ano 2007, Carles começou a trabalhar na Federação de Indústrias Cárnicas da Catalunha ocupando as funções de gestão dos auxiliares de inspecção veterinária dos matadouros catalães e da formação em matérias de higiene alimentar nas indústrias da carne.

Desde o ano 2008 até 2014 Carles realizou um doutoramento em farmacologia clínica aplicada sob a direcção de Lorenzo Fraile. Esta investigação centrou-se no estudo da administração de diferentes doses de marbofloxacina em porcos e o seu efeito em dois dos agentes patogénicos respiratórios mais importantes: Haemophilus parasuis e Actinobacillus pleuropneumoniae bem como a implicação destas doses com o aparecimento de resistências. Ao mesmo tempo que estava a realizar o doutoramento, Carles esteve compaginando os seus estudos de doutoramento com o trabalho de Inspector Sanitário Oficial no matadouro e com colaborações esporádicas com diferentes veterinários no campo. Trabalhos que esteve a realizar até 2016 quando se entrou na Universidade de Minnesota (UMN) como post-doc na equipa de Robert Morrison no departamento de medicina de populações da Faculdade de Veterinária da mesma Universidade. As suas funções na UMN enquadraram-se no projecto de monitorização das doenças dos suínos da UMN (Programa de Monitorização da Saúde Suína Dr. Morrison [MSHMP]) onde diferentes empresas que abrangem aproximadamente 50% do efectivo de suínos dos EUA partilham informação voluntária sobre diferentes doenças que não são de notificação obrigatória, nas quais se destacam o PRRS e a DES. O seu papel no projecto foi liderar a epidemiologia do PRRS, a visualização de dados e desenvolver estratégias de monitorização novas e mais eficientes. Carles trabalhou na UMN até 2020, quando regressou a Espanha.

A partir de 2020, Carles trabalhou como consultor em sanidade animal e analisava dados de empresas ligadas ao sector suínicola.

Actualmente trabalha como investigador Ramon y Cajal no IRTA-CReSA, onde entrou em 2022. As suas funções incluem a investigação relacionada com a epidemiologia do PRRS na Catalunha e a epidemiologia das doenças suínas, bem como a utilização de dados para a melhoria a saúde da produção suína.

Curriculum actualizado: 04-Out-2023

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Bem-vindo à 3tres3

Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.

Já somos 138536 Utilizadores!

Regista-teJá é membro?
Contas recomendadas
MILENE  India

MILENE India

Indústria das carnes - Brasil
333 Portugal

333 Portugal

Empresa - Espanha
ELANCO ANIMAL HEALTH
Empresa - Portugal
Adial Nutrition
Empresa - Espanha