Leia este artigo em:

Material de enriquecimento para combater a caudofagia

Para prevenir a mordedura da cauda é importante que os animais possam expressar a sua conduta exploratória de uma forma adequada. Este artigo expõe os pontos a ter em conta para escolher o material mais apropriado.

A caudofagia ou mordedura de caudas é um dos principais problemas na fase de engorda e faz referência à conduta anormal de morder a cauda de outros porcos. A dor provocada pelas feridas tem efeitos negativos sobre a conduta, estado sanitário e crescimento e causa perdas económicas importantes. O corte da cauda em leitões é a prática geralmente utilizada para prevenir a caudofagia. Não obstante, pode provocar dor e a sua eficácia é discutível. Um estudo realizado pelo nosso grupo revelou que 60% das explorações de porcos intensivas avaliadas tinham sofrido surtos de caudofagia apesar de todos os animais terem as caudas cortadas (Temple e col., 2011).

Um dos aspectos mais importantes na prevenção da mordedura de cauda é que os animais possam expressar a sua conduta exploratória de uma forma adequada. Em condições intensivas, a presença de material de enriquecimento favorece a expressão de dita conduta e ajuda a prevenir as mordeduras de caudas. Não obstante, para a eleição do material mais adequado devem ser tidas em conta as seguintes propriedades:

  • Comestíveis, de preferência digestível e com inclusão de algum benefício nutricional.
  • Mastigáveis, proporcionando aos porcos informação sobre o gosto.
  • Manipuláveis, permitindo aos porcos explorar com o focinho.
  • Destruíveis, permitindo aos porcos avaliar a fundo qualquer material.

- Limpos. Os porcos rejeitam os materiais sujos. Portanto, materiais que sejam colocados no pavimento podem sujar-se e os animais perdem rapidamente o interesse nos mesmos.

- Não comprometer a saúde. Não devem ser tóxicos nem ser fonte potencial de feridas ao destruir. Alguns exemplos são as lascas de madeira provenientes de madeira macia como o pinho, as tiras de metal nos pneumáticos ou os bocados partidos de garrafas de plástico que possam perfurar o intestino.

Provisión de material de cama

A provisão de material de cama com frequência, não só assegura que os porcos tenham acesso a material de enriquecimento limpo, mas também proporciona a novidade que estimula as actividades de exploração e manipulação e, portanto, é considerado o material de enriquecimento mais adequado (Foto 1). No entanto, em regiões de clima quente, o uso de cama de palha ou outro substrato similar é muito pouco frequente, ja que pode aumentar a temperatura efectiva percebida pelo animal e ter consequências negativas sobre o consumo de alimento, o seu crescimento e o seu bem-estar. Além disso, estes materiais são difíceis de utilizar em explorações com pavimento de grelha, uma vez que podem passar através do slat e provocar problemas de manutenção e gestão dos chorumes. Portanto, o material utilizado deve, não só satisfazer as necessidades de comportamento, mas também ser compatível com a gestão da exploração.

Materiales como la misma paja, heno, alfalfa o forraje, se pueden ofrecer mediante comederos o dispensadores

Quando não for possível oferecer um enriquecimento em forma de material de cama, como acontece nos sistemas com pavimento sobre grelha integral, pode-se optar por outros sistemas. Assim, materiais como a palha, feno, alfalfa ou forragem, podem ser oferecidos através de comedouros ou dispensadores (Foto 2). Neste caso, a administração de material suficiente apenas para uso diário assegura que os animais continuem interessados e que seja consumida em vez de acabar por cair através do slat. Para evitar desperdiçar este material, o dispensador deve possuir aberturas estreitas e, se possível, estar colocado por cima de uma zona sem grelha.

Los cerdos manipulan más los objetos colgados a pocos cm del suelo comparado con los que se posicionan a la altura del morro

Não obstante, a posição do material de enriquecimento afecta também a maneira com a que os porcos interagem com estes objectos (Foto 3). Quando se lhes oferece enriquecimento a diferentes alturas, os porcos manipulam mais tempo os objectos posicionados à altura do solo que os pendurados. De qualquer forma, os porcos manipulam mais os objectos pendurados a poucos cm do solo comparando com os que se posicionam à altura do focinho.

Os materiais supostamente mais fáceis de utilizar (tais como tubos de plástico ou correntes penduradas), não satisfazem todas as propriedades anteriormente descritas e atraem o interesse dos animais por periodos de tempo muito reduzidos (Foto 3). Por exemplo, os tubos de plástico não são comestíveis, são dificilmente destrutíveis e, ainda que possam ser mantidos limpos, ao estar pendurados, podem perder rapidamente o efeito de novidade e, portanto, diminuir o interesse do animal.

O projecto EuWelNet elaborou uma lista de material didáctico sobre o enriquecimento ambiental em espanhol. Nela são apresentados uma lista de materiais utilizados e as propriedades que têm para satisfazer a conduta de manipulação adequada.

 

Material utilizado como enriquecimento:
objectos ou brinquedos
Propriedades que satisfazem uma conduta
de manipulação adequada
Comestível Mastigável Manipulável Destrutível
 Corrente

Cadena
incorrecto neutral Mastigação apenas superficial incorrecto incorrecto
 
  Plástico / Tubo de plástico

plástico
 incorrecto  neutral
Quanto mais duro é o plástico, menos mastigável é
 incorrecto  neutral
Quanto mais duro é o plástico, menos destrutível é
Bloco de madeira

Madera
   
A madeira pode ser demasiado dura para que os porcos a mastiguem
   
A madeira pode lascar. A madeira dura, em forma de bloco grande, pode ser demasiado dura para ser destruída pelos porcos
Cartão

Cartón
  MAS

se os cartões forem reciclados contêm toxinas
 correcto   Manipulação possível se for deixada a nível do solo  
Bola

Pelota
       
 Tela: saco e cordas

Saco y cuerdas
   

  Manipulação possível se o saco for deixado a nível do solo

Sal para lamber

Sal
     

Coordinated European Animal. Welfare Network (EUWelNet)

Material utilizado como enriquecimento Propriedades que satisfazem uma conduta de manipulação adequada
Paja Palha Comestível
Mastigável Manipulável Destrutível
Heno Feno Comestível
Mastigável Manipulável Destrutível
Forraje Forragem Comestível
Mastigável Manipulável Destrutível
Tierra Terra Comestível

A terra pode conter componentes comestiíveis como as raízes
Mastigável Manipulável Destrutível
Virutas de madera Aparas de madeira Comestível
Mastigável Manipulável Destrutível
Serrín Serradura Comestível
Mastigável Manipulável Destrutível
Dispensador de comida con, por ejemplo, paja, heno o forraje Dispensador de comida com, por exemplo, palha, feno ou forrajem Comestível
Mastigável Manipulável Destrutível

Coordinated European Animal. Welfare Network (EUWelNet) 

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags