Leia este artigo em:

Enriquecimento da dieta e ambiente de porcas gestantes: efeitos sobre bem-estar e mortalidade de leitões

O objectivo do presente estudo foi avaliar uma estratégia de enriquecimento ambiental para reduzir o estado de stress da porca e suas consequências na mortalidade de leitões.

4ª feira 26 Dezembro 2018 (há 2 meses 26 dias)
gosto

Um ambiente stressante para porcas durante a gestação pode aumentar a mortalidade dos leitões.

O objectivo do presente estudo foi avaliar uma estratégia de enriquecimento ambiental para reduzir o estado de stress da porca e suas consequências na mortalidade de leitões.

Durante a gestação foram comparados três tratamentos experimentais: sistema convencional com pavimento de slat (C), o mesmo sistema mas enriquecido (CE) ou um sistema de cama de palha proporcionando superfície adicional às porcas (L). O enriquecimento no grupo (CE) consistiu num balde de madeira unido a uma corrente (3 por parque) e no fornecimento de palha nos comedouros à taxa de 200 g/d do dia 3 ao 30 de gestação e 400 g/d do dia 31 ao 104 de gestação. Aos 105 dias de gestação todas as porcas foram transferidas para a maternidade em parques individuais semelhantes sobre slat. No total, foram utilizadas 83 porcas Landrace x Large-White (C : 26, CE : 30, L: 27).

As concentrações de cortisol salivar de porcas diferiram entre os grupos, mas diferiram de acordo com o dia da gestação (C = CE> L, C> CE> L e C = EC = L aos 14, 105 e 107 dias, respectivamente). Aos 101 dias de gestação, o enriquecimento do meio reduziu as estereotipias (L <CE <C) e aumentou o comportamento de exploração do meio (L> CE> C). A mortalidade dos leitões ao nascimento e até 12 horas após o parto foi menor nos grupos CE e L do que no grupo C, enquanto a mortalidade no desmame não diferiu significativamente entre os grupos (23,2, 19,1 e 19, 3% para C, CE e L, respectivamente).

O enriquecimento da alimentação e o meio ambiente das porcas durante a gestação melhoraram seu bem-estar e reduziram a mortalidade precoce dos leitões.

Hélène Quesnel, Benoit Peuteman, Elodie Merlot, Armelle Prunier, Catherine Calvar, Fabrice Robert, Marie-Christine Meunier-Salaün (2018) Effet de l’enrichissement du milieu des truies pendant la gestation sur le stress maternel et la survie des porcelets. Journées de la Recherche Porcine, 50.

Artigos relacionados

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags