Leia este artigo em:

Suplemento de levedura fresca para dietas tanto de porcas como de leitões

O objectivo do presente estudo foi determinar os efeitos da suplementação com levedura fresca (Saccharomyces cerevisiae spp.) nas dietas de porcas durante a gestação e a lactação e determinar os efeitos da suplementação nas suas crias após o desmame no rendimento do crescimento e digestibilidade dos nutrientes

5ª feira 11 Julho 2019 (há 10 dias)
gosto

Tem sido demonstrado que a suplementação com levedura fresca (LF) nas dietas de gestação e lactação melhora o estado de saúde das porcas e o rendimento de crescimento dos leitões antes do desmame. Além disso, foi demonstrado que LF pode melhorar o rendimento do crescimento, a digestão de nutrientes e o estado imunológico dos leitões desmamados. No entanto, pouco se sabe sobre os efeitos da suplementação de LF durante a gestação e lactação sobre o rendimento de crescimento de porcos durante a transição.

Portanto, o objectivo do presente estudo foi determinar os efeitos da suplementação com LF (Saccharomyces cerevisiae spp.) nas dietas de porcas durante a gestação e a lactação e determinar os efeitos da suplementação nas suas crias após o desmame no rendimento do crescimento e digestibilidade dos nutrientes.

Para esse propósito, um total de 40 porcas, similares em termos de paridade e data de parto prevista, foram distribuídas aleatoriamente por dois tratamentos dietéticos: um grupo de controlo (CTR) e um grupo suplementado com levedura fresca (LF). Foram medidos o tamanho da ninhada, a mortalidade e o peso ao nascimento e ao desmame dos leitões. Após o desmame, 128 leitões de ambos os sexos (64 de cada tratamento dietético) foram seleccionados, de acordo com sua ninhada de origem e peso corporal inicial, e foram aleatoriamente distribuídos por dois tratamentos: um grupo controlo (CTR) e um grupo suplementado com levedura fresca (LF), com 4 porcos por parque (32 porcos por tratamento) para um estudo de rendimento de crescimento de 6 semanas. Ao final do teste de rendimento, dois porcos de cada parque foram transferidos para jaulas de metabolismo, para um teste de digestibilidade.

Como resultado, a suplementação das dietas das porcas com LF não teve efeito sobre o peso ao nascimento e ao desmame, tamanho da ninhada ou mortalidade dos leitões. No entanto, os leitões que tiveram o maior peso corporal nos dias 21 e 42 após o desmame foram aqueles em que as porcas receberam dietas suplementadas com LF, estas também tiveram um maior GMD geral. Não foram observados efeitos das dietas, nem nas porcas nem no desmame, no IMD nem no índice de conversão. A suplementação de dietas com LF durante a fase de desmame aumentou a digestibilidade aparente total (ATTD) de MS, EB e P durante esta fase. O ATTD do EB também foi maior em leitões de porcas que receberam LF.

Em conclusão, a suplementação da dieta com LF durante a gestação e lactação e durante a fase de desmame pode aumentar o GMD e ATTD de MS, EB e P da descendência, resultando num maior rendimento posterior do crecimento destes leitões.

Lu, H., Wilcock, P., Adeola, O., & Ajuwon, K. M. (2019). Effect of live yeast supplementation to gestating sows and nursery piglets on post-weaning growth performance and nutrient digestibility. Journal of animal science. https://doi.org/10.1093/jas/skz150

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags