TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Substituição da proteína com diferentes níveis de Candida utilis na dieta de leitões desmamados

O objectivo do presente estudo foi determinar os efeitos de C. utilis como fonte de proteína no rendimento do crescimento e na função digestiva de leitões desmamados.

21 Novembro 2019
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Os recentes avanços na tecnologia de biorefinação usam a biomassa lignocelulósica como fonte de açúcares de segunda geração para produzir fontes de proteínas, como leveduras.

A levedura, como Candida utilis inactivada, produzida a partir de co-produtos de madeira pouco utilizados, é uma fonte potencialmente sustentável de proteína nas dietas de leitões. No entanto, leveduras C. utilis obtidas a partir de biomassa lignocelulósica não foram ainda testadas em dietas para suínos.

Portanto, o objectivo do presente estudo foi determinar os efeitos de C. utilis como fonte de proteína no rendimento do crescimento e na função digestiva de leitões desmamados.

Para isso, foram desmamados 48 leitões (PC médio de 11,06 ± 0,84 kg) aos 30 dias de idade. Os leitões foram alimentados com um dos quatro tratamentos dietéticos por 28 dias: uma dieta convencional de controlo com bagaço de soja, farinha de peixe, bagaço de colza e proteína de batata (CTR), ou uma das três dietas experimentais com uma quantidade de 10 , 20 ou 40% de proteína bruta (PB) de levedura (CU10, CU20 e CU40, respectivamente). Foram fornecidas, a partir do dia 18 da experiência, dietas contendo um marcador não digerível (Y2O3) para a determinação da digestibilidade aparente total (DAT) e digestibilidade ileal aparente (DIA).

Como resultado, adicionar a levadura às dietas não afectou o rendimento do crescimento em comparação com o controlo. A dieta CU40 mostrou uma DAT mais alta para a PB e para as cinzas em comparação com o controlo. A DAT da fibra neutro detergente diminuiu na dieta CU40 em comparação com o controlo. A digestibilidade ileal aparente da cinza aumentou na dieta CU40 em comparação com o controlo, ao passo que a DIA da PB e os aminoácidos não foram afectados. A altura das vilosidades aumentou no jejuno e no íleon, e a relação altura das vilosidades:profundidade da cripta aumentou no jejuno dos leitões alimentados com a dieta CU40, em comparação com o controlo. Além disso, a matéria seca fecal aumentou linearmente com níveis crescentes de C. utilis nas dietas no dia 7 pós-desmame e foi maior para o grupo CU40 em comparação com o controlo no dia 21 pós-desmame. A actividade da tripsina e a expressão de ARNm de nove genes que codificam para transportadores de nutrientes no jejuno não diferiram entre as dietas.

Estes resultados sugerem que C. utilis pode substituir até 40% da PB das principais fontes de proteína tradicionalmente usadas em dietas para leitões desmamados, mantendo o crescimento e melhorando a função digestiva.

Cruz, A., Håkenåsen, I. M., Skugor, A., Mydland, L. T., Åkesson, C. P., Hellestveit, S. S., Sørby, R., McL.Press, C and Øverland, M. (2019). Candida utilis yeast as a protein source for weaned piglets: Effects on growth performance and digestive function. Livestock Science, 226, 31-39. https://doi.org/10.1016/j.livsci.2019.06.003

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista