A otimização do metabolismo dos aminoácidos é essencial para melhorar a utilização das proteínas, reduzir a excreção de azoto e preservar os recursos proteicos para a alimentação animal. A suplementação com niacinamida (NAM) tem demonstrado efeitos benéficos na redução das emissões de azoto e na promoção do rendimento de crescimento em suínos.
Objetivo: Este estudo investigou os efeitos da adição de 360 mg/kg de NAM às dietas no metabolismo dos nutrientes, fornecendo informações sobre como esta suplementação melhora a utilização de azoto e o rendimento de crescimento em suínos.

Métodos: Quarenta porcos em fase de engorda foram distribuídos por quatro grupos, cada um dos quais recebeu uma dieta experimental durante 11 semanas: 1) dieta basal + 30 mg/kg de NAM (controlo); 2) dieta basal + 360 mg/kg de NAM; 3) dieta com baixo teor proteico + 30 mg/kg de NAM; e 4) dieta com baixo teor proteico + 360 mg/kg de NAM. No final do período experimental, foram colhidas amostras de sangue, fígado, mucosa e conteúdo ileal.
Resultados: A suplementação com 360 mg/kg de NAM, tanto na dieta controlo como na dieta com baixo teor proteico, reduziu as concentrações de ureia azotada no sangue e a atividade da carbamoil fosfato sintetase-I. A atividade da piruvato desidrogenase no soro e no fígado, bem como a atividade da piruvato desidrogenase, da citrato sintase e da glutamato desidrogenase 1 na mucosa ileal, aumentaram quando a dieta com baixo teor proteico foi suplementada com 360 mg/kg de NAM. A dieta com baixo teor proteico e 360 mg/kg de NAM aumentou a relação altura das vilosidades/profundidade das criptas, a expressão de mRNA dos transportadores de glicose 1 e 2 e do transportador de alanina-serina-cisteína 1, e a expressão de mRNA do alvo mecanístico da rapamicina 1 no íleo. Além disso, a suplementação com 360 mg/kg de NAM na dieta com baixo teor proteico reduziu a abundância de Lactobacillus no íleo (LDA > 4) e aumentou o metabolismo microbiano ileal dos nucleótidos e das purinas.
Conclusão: A adição de 360 mg/kg de NAM a dietas com baixo teor proteico reduziu a produção de ureia no fígado, melhorou a absorção e o transporte de glicose e aminoácidos no íleo e promoveu o metabolismo da glicose.
Long X, Wei H, Wang Z, Tang Z, Xu Y, Peng X, Sun Z, Wu L. Impacts of 360 mg/kg Niacinamide Supplementation in Low-Protein Diets on Energy and Nitrogen Metabolism and Intestinal Microbiota in Growing–Finishing Pigs. Animals. 2025; 15(14): 2088. https://doi.org/10.3390/ani15142088
