X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeitos da suplementação de niacinamida em dietas com baixo teor proteico em porcos em fase de engorda

Os benefícios metabólicos da niacinamida foram observados em dietas com baixo teor proteico.

13 Novembro 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A otimização do metabolismo dos aminoácidos é essencial para melhorar a utilização das proteínas, reduzir a excreção de azoto e preservar os recursos proteicos para a alimentação animal. A suplementação com niacinamida (NAM) tem demonstrado efeitos benéficos na redução das emissões de azoto e na promoção do rendimento de crescimento em suínos.

Objetivo: Este estudo investigou os efeitos da adição de 360 ​​​​mg/kg de NAM às dietas no metabolismo dos nutrientes, fornecendo informações sobre como esta suplementação melhora a utilização de azoto e o rendimento de crescimento em suínos.

Métodos: Quarenta porcos em fase de engorda foram distribuídos por quatro grupos, cada um dos quais recebeu uma dieta experimental durante 11 semanas: 1) dieta basal + 30 mg/kg de NAM (controlo); 2) dieta basal + 360 mg/kg de NAM; 3) dieta com baixo teor proteico + 30 mg/kg de NAM; e 4) dieta com baixo teor proteico + 360 mg/kg de NAM. No final do período experimental, foram colhidas amostras de sangue, fígado, mucosa e conteúdo ileal.

Resultados: A suplementação com 360 mg/kg de NAM, tanto na dieta controlo como na dieta com baixo teor proteico, reduziu as concentrações de ureia azotada no sangue e a atividade da carbamoil fosfato sintetase-I. A atividade da piruvato desidrogenase no soro e no fígado, bem como a atividade da piruvato desidrogenase, da citrato sintase e da glutamato desidrogenase 1 na mucosa ileal, aumentaram quando a dieta com baixo teor proteico foi suplementada com 360 mg/kg de NAM. A dieta com baixo teor proteico e 360 ​​​​mg/kg de NAM aumentou a relação altura das vilosidades/profundidade das criptas, a expressão de mRNA dos transportadores de glicose 1 e 2 e do transportador de alanina-serina-cisteína 1, e a expressão de mRNA do alvo mecanístico da rapamicina 1 no íleo. Além disso, a suplementação com 360 mg/kg de NAM na dieta com baixo teor proteico reduziu a abundância de Lactobacillus no íleo (LDA > 4) e aumentou o metabolismo microbiano ileal dos nucleótidos e das purinas.

Conclusão: A adição de 360 ​​​​mg/kg de NAM a dietas com baixo teor proteico reduziu a produção de ureia no fígado, melhorou a absorção e o transporte de glicose e aminoácidos no íleo e promoveu o metabolismo da glicose.

Long X, Wei H, Wang Z, Tang Z, Xu Y, Peng X, Sun Z, Wu L. Impacts of 360 mg/kg Niacinamide Supplementation in Low-Protein Diets on Energy and Nitrogen Metabolism and Intestinal Microbiota in Growing–Finishing Pigs. Animals. 2025; 15(14): 2088. https://doi.org/10.3390/ani15142088

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista