Leia este artigo em:

Suplementação com produtos de levedura durante a gestação e lactação sobre o rendimento da porca e sua ninhada

O objectivo do presente estudo foi determinar a eficácia de Pichia guilliermondii no rendimento de porcas e ninhadas, bem como na modulação da função imunológica.

5ª feira 29 Agosto 2019 (há 3 meses 13 dias)
gosto

Tem sido demonstrado que os produtos de levedura melhoram o desempenho de porcos, como probióticos ou prebióticos, devido aos benefícios proporcionados pelo próprio microrganismo vivo e pelos efeitos de seus componentes, como a parede celular. Portanto, o objectivo do presente estudo foi determinar a eficácia de Pichia guilliermondii (PG), uma levedura celular inactivada, no rendimento de porcas e ninhadas, bem como na modulação da função imunológica.

Um total de 98 porcas gestantes foram distribuídas em 1 de 3 tratamentos que consistiram de dieta controlo (SC) ou SC complementada com 0,1 (S1) ou 0,2% (S2) de PG. Os tratamentos dietéticos foram fornecidos durante a gestação e lactação. Foram recolhidas amostras de colostro e leite 14 dias após o parto para análise de IgA, IgG e IgM. As amostras de sangue foram obtidas das porcas no dia 110 de gestação e ao desmame e, dos leitões, aos 14 dias de idade para as contagens de glóbulos brancos periféricos e análise de IgA, IgG e IgM no soro.

Como resultado, foi observado um aumento no número de leitões nascidos vivos com o aumento do nível de PG (12,49, 13,33 e 13,43 nascidos vivos por ninhada para SC, S1 e S2, respectivamente). Além disso, a suplementação com PG reduziu a percentagem de leitões com peso inferior a 0,9 kg ao nascimento. As porcas suplementadas também desmamaram um maior número de leitões (10,31, 10,55 e 10,60 desmamados por ninhada no controlo, 0,1% e 0,2% do PG, respectivamente). No entanto, a mortalidade antes do desmame foi maior nos dois grupos suplementados com PG do que no grupo controlo.
Não houve diferenças no ganho de PC durante a gestação, a perda de PC durante a lactação ou o peso individual dos leitões no momento do parto ou ao desmame. Relativamente à modulação da função imunitária, não foram observadas diferenças entre os tratamentos. Quanto à análise do sangue, observou-se um aumento linear na concentração de neutrófilos, na razão neutrófilos: linfócitos e na percentagem de neutrófilos ao desmame, à medida que o nível de PG nas dietas das porcas aumentou.

Em conclusão, a suplementação com PG aumentou linearmente o número de leitões nascidos vivos e desmamados, reduzindo o número de leitões com pouco peso ao nascimento. No entanto, embora a inclusão de PG não tenha tido efeito nos parâmetros imunológicos medidos no leite, no colostro ou no soro dos leitões, aumentou a concentração de neutrófilos no sangue periférico das porcas.

Bass, B. E., Tsai, T. C., Yang, H., Perez, V., Holzgraefe, D., Chewning, J., Frank, J.W., and Maxwell, C. V. (2019). Influence of a whole yeast product (Pichia guilliermondii) fed throughout gestation and lactation on performance and immune parameters of the sow and litter. Journal of animal science. https://doi.org/10.1093/jas/skz060

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags