X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Suplementação de arginina em porcas lactantes e leitões

A arginina na dieta das porcas melhora a composição do leite, promovendo uma microbiota intestinal mais saudável e equilibrada ao desmame.

27 Novembro 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A colonização precoce da microbiota intestinal é essencial para a digestão, imunidade e crescimento, e é influenciada por fatores como a microbiota materna, que por sua vez pode ser modulada pela dieta. Entre os componentes da dieta, os aminoácidos desempenham um papel particularmente importante. A arginina, em particular, tem suscitado um crescente interesse devido aos seus benefícios para as porcas lactantes.

Objetivo: Este estudo avaliou se a suplementação com arginina (22 g/dia por porca) na dieta das porcas lactantes poderia melhorar a sua produtividade, composição do leite e microbiota intestinal tanto das porcas como dos leitões.

Métodos: Um total de 32 porcas foram divididas em dois grupos equilibrados por paridade e peso corporal: 1) controlo (dieta à base de milho); 2) controlo mais 22,5 g/dia de arginina por porca. As dietas foram administradas desde os 4 dias antes do parto (dia -4) até ao desmame (dia 27). Os leitões foram pesados ​​nos dias 0, 7, 14, 27, 34 e 41. Foram colhidas amostras de colostro e leite no parto, no dia 10 e no dia 20 para análise da composição e teor de imunoglobulinas. Foram recolhidas amostras fecais e cecais no dia 27 das porcas e de 43 leitões (8 leitões/grupo), respetivamente.

Resultados: A suplementação com arginina aumentou o teor de lactose no leite, melhorou o crescimento dos leitões durante a lactação e tendeu a reduzir a mortalidade. A microbiota intestinal das porcas e dos leitões apresentou diferenças claras: os leitões exibiram comunidades bacterianas e virais distintas em comparação com as suas mães, tendo os bacteriófagos desempenhado um papel fundamental nestas diferenças. Curiosamente, embora a arginina não tenha alterado a microbiota das porcas, melhorou a diversidade das comunidades bacterianas e virais nos leitões, favorecendo grupos microbianos benéficos e reduzindo outros.

Conclusão: A suplementação de arginina em porcas lactantes promove o crescimento dos leitões e contribui para uma microbiota intestinal mais saudável e equilibrada ao desmame, destacando a complexa interação entre a nutrição materna, as comunidades microbianas e o desenvolvimento da descendência.

Luise D, Colitti B, Correa F, Simongiovanni A, Bertolotti L, Paolo T. On-top arginine supplementation during lactation affects milk composition, performance and intestinal bacterial and viral microbial community of sows and their piglets. Journal of Animal Science. 2025; skaf319. doi: 10.1093/jas/skaf319

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista