Leia este artigo em:

Novo dispositivo para inseminação cervical profunda em nulíparas

O uso da técnica de IA cervical profunda proporciona um novo método alternativo à inseminação cervical e à inseminação pós-cervical em nulíparas.

3ª feira 19 Março 2019 (há 5 meses 5 dias)
gosto

O objectivo deste estudo foi avaliar o rendimento reprodutivo de um novo dispositivo de inseminação artificial (IA) projectado especificamente para nulíparas (AI cervical profunda, Dp-CAI) através do qual o esperma é depositado no fundo do colo uterino (8 cm mais cranial do que na inseminação cervical tradicional - CAI).

Durante as últimas décadas, foram desenvolvidas novas técnicas de IA para a indústria suína, como a inseminação pós-cervical artificial (PCAI), que envolve depositar o esperma no corpo do útero através de um catéter (tubo externo) e uma cânula interna, em vez de por CAI. Embora o método PCAI tenha sido aplicado com sucesso em condições de campo para reduzir as doses de esperma sem afectar o rendimento reprodutivo, esta técnica apresenta limitações nas nulíparas, principalmente devido à dificuldade de introdução da cânula interna ao longo da parte cranial do colo do útero. Por esse motivo, o método Dp-CAI descrito aqui pode ser considerado como uma alternativa aos métodos CAI e PCAI em porcas.

As nulíparas foram divididas em dois grupos experimentais: 1) Dp-CAI: nulíparas (n = 1166) inseminadas com 1,5x109 espermatozóides / 45 ml; 2) CAI (como grupo controlo): nulíparas (n = 130) inseminadas com 2,5x109 espermatozóides / 85 ml.

O método Dp-CAI foi aplicado com sucesso em 88,90% das nulíparas, não sendo detectadas diferenças entre as nulíparas com 1 ou 2 ciclos anteriores de cio, embora o catéter pudesse ser introduzido mais profundamente nas nulíparas com 2 cios. À medida que aumentaba o comprimento do dispositivo de inseminação que não conseguia ser introduzido (no momento da inseminação), a tasa de êxito do dispositivo Dp-CAI diminuia, do mesmo modo que o número total de leitões nascidos. Quando foi comparado o rendimento reprodutivo em CAI e Dp-CAI, nenhum dos parâmetros analisados [índice de gestação e parto (%) e número de leitões nascidos (totais e vivos)] mostrou diferenças significativas.

O uso da técnica Dp-CAI fornece um novo método de IA como alternativa ao CAI e ao PCAI para porcas. O dispositivo, especialmente desenvolvido para nulíparas, foi utilizado com alto grau de sucesso, reduzindo as doses convencionais de esperma sem alterar os parâmetros reprodutivos.

Llamas-López et al. A new device for deep cervical artificial insemination in gilts reduces the number of sperm per dose without impairing final reproductive performanceJournal of Animal Science and Biotechnology (2019) 10:11 https://doi.org/10.1186/s40104-019-0313-1

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags