X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Formulação de dietas para porcas através da previsão do conteúdo energético de DDGS

O objectivo do presente estudo foi utilizar os diferentes valores de EM para DDGS de milho com alto ou baixo conteúdo de óleo que foram originados nas equações de previsão e determinar os efeitos do uso destes valores no rendimento reprodutivo, colostro e composição sanguínea, assim como a digestibilidade da dieta de porcas no final da gestação.

14 Maio 2020
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O valor nutricional de grãos secos de destilaria com solúveis (DDGS) de milho como ingrediente proteico nas dietas de porcos tem sido amplamente analisado. Os DDGS de milho contêm aproximadamente 10% de óleo com um conteúdo de energia metabolizável (EM) similar ao do milho. Não obstante, nos últimos anos, a extracção de óleo de DDGS de milho levou a uma maior variação no conteúdo de extracto de éter (EE) de DDGS de milho, com valores publicados que oscilam entre 2,1 e 14,3%. Após vários estudos que avaliaram o conteúdo de EM de DDGS de milho, foram geradas equações de previsão.

Portanto, o objectivo do presente estudo foi utilizar os diferentes valores de EM para DDGS de milho com alto ou baixo conteúdo de óleo que foram originados nas equações de previsão e determinar os efeitos do uso destes valores no rendimento reprodutivo, colostro e composição sanguínea, assim como a digestibilidade da dieta de porcas no final da gestação.

Para esse propósito, distribuíram-se um total de 84 porcas (Landrace × Yorkshire) no dia 85 de gestação a 1 de 7 tratamentos num desenho factorial 2 × 3, com um controlo positivo e 12 porcas por tratamento. As porcas foram alimentadas com dietas à base de farinha de milho e soja suplementadas com DDGS de milho com alto conteúdo de óleo ou sem ele, com 1 de 3 taxas de inclusão (15, 30 ou 45%). A dieta de controlo foi à base de farinha de milho e soja. As dietas experimentais foram formuladas utilizando os valores de EM obtidos das equações de previsão para DDGS de milho e NRC (2012) para outros ingredientes.

Como resultado, não foram observadas diferenças no rendimento reprodutivo das porcas entre as dietas. A proteína no colostro e o soro de porcas alimentadas com dietas DDGS sem óleo diminuiu. A digestibilidade aparente do tracto total (DATT) da matéria seca (MS) e a energia bruta (EB) diminuiu à medida que aumentaram as taxas de inclusão de DDGS de milho na dieta, enquanto que a energia digestível nestas dietas não diferiu. Tanto a DATT da proteína crua (PC) como a PC digestível para as porcas alimentadas com dietas DDGS de milho sem óleo foram menores em comparação com as alimentadas com dietas DDGS de milho com alto conteúdo de óleo. Além disso, aumentou a DATT de EE para porcas alimentadas com dietas de DDGS sem óleo.

Em conclusão, as equações de previsão para EM de DDGS de milho com alto conteúdo de óleo e sem ele podem ser utilizadas para formular dietas de porcas no final da gestação sem efeitos negativos no rendimento reprodutivo.

Xu X, Tian QY, Ma XK, Long SF, Piao XS. The effects of applying ME values for high or low-oil corn distillers dried grains with solubles originating from prediction equations on the reproductive performance, colostrum and blood composition as well as diet digestibility for sows in late gestation. Animal Feed Science and Technology. 2020;259:114317. https://doi.org/10.1016/j.anifeedsci.2019.114317

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista