Os grãos secos de destilaria com solúveis (DDGS), um subproduto do processo de produção de etanol, são ricos em proteínas e gorduras, mas o seu elevado teor em fibra limita a capacidade dos porcos de digerir e utilizar os seus nutrientes.
Objetivo: Este estudo avaliou o efeito da inclusão de DDGS de milho extrudido em dietas de leitões no crescimento, na digestão, na saúde intestinal e na microbiota.

Métodos: Um total de 144 leitões desmamados (peso inicial ~6,6 kg) foram divididos em três grupos. Um grupo recebeu uma dieta padrão (controlo), enquanto os outros dois foram alimentados com dietas contendo 8% ou 16% de DDGS extrudidos à base de milho durante 28 dias. Os DDGS foram extrudidos a 120–130 °C utilizando uma extrusora de dupla hélice de alta capacidade com um cilindro de 4000 mm de comprimento e parafusos de 200 mm. Nos dias 14 e 28, registou-se a ingestão de ração e o peso, e a diarreia foi avaliada duas vezes por dia por inspeção visual e física.
Resultados: A digestibilidade da energia, proteína e outros nutrientes manteve-se semelhante entre os grupos controlo e 8% de DDGS, mas a maior inclusão de 16% reduziu ligeiramente a digestibilidade dos nutrientes. Curiosamente, ambas as dietas DDGS melhoraram a digestibilidade da gordura, provavelmente devido a alterações provocadas pelo processo de extrusão. Em relação à saúde intestinal, a dieta de 8% de DDGS teve efeitos positivos: a atividade antioxidante foi aumentada no fígado e no intestino delgado, e os níveis de marcadores imunitários importantes no intestino (como a IL-1β, IL-6, IL-10 e TNF-α) foram mais elevados. Foi também observada uma melhor expressão de genes envolvidos na manutenção da barreira intestinal (proteínas de junção estreita, como a claudina-1, ocludina e ZO-1). Em contraste, a dieta de 16% de DDGS não mostrou os mesmos benefícios e até reduziu a proporção de vilosidades para criptas no jejuno. A análise da microbiota revelou que o DDGS de milho extrudido alterou o ecossistema microbiano do cólon. Enquanto a abundância de bactérias benéficas, como o Lactobacillus, diminuiu, outros grupos microbianos conhecidos pelo seu papel na fermentação da fibra e na saúde intestinal, como o Ruminococcus e as Lachnospiraceae, aumentaram.
Conclusão: A inclusão de 8% de DDGS de milho extrudido na dieta dos leitões parece segura e benéfica. Promove a saúde intestinal, melhora a digestibilidade da gordura e promove um microbioma intestinal mais diversificado, tudo isto sem comprometer o crescimento. Estas descobertas corroboram a utilização de DDGS extrudido como alternativa prática aos ingredientes tradicionais, como o milho e o bagaço de soja, oferecendo vantagens económicas e funcionais na nutrição dos suínos.
Zhang Z, Zhang G, He X, Sun Z, Zhao J, Liu L, Zhang G. Effects of extruded corn distillers dried grains with solubles on growth performance, nutrient digestibility, gut health, and microbiota diversity in weaned piglets. Journal of Animal Science. 2025; 103: skaf120. https://doi.org/10.1093/jas/skaf120