Os aminoácidos funcionais, como a glutamina e o glutamato (Gln/Glu), desempenham um papel fundamental na manutenção da saúde intestinal, na defesa antioxidante e na regulação metabólica durante períodos de maior exigência fisiológica, como o final da gestação e a lactação em porcas.
Objetivo: Este estudo avaliou os efeitos da suplementação de Gln/Glu em dietas para porcas no final da gestação e lactação no seu rendimento, parâmetros reprodutivos, composição do colostro, biomarcadores sanguíneos e microbiota fecal.

Métodos: Um total de 43 porcas Landrace x Yorkshire (paridade 4,0 ± 1,7; peso 270 ± 31 kg) foram distribuídas aleatoriamente, utilizando um delineamento em blocos casualizados, com paridade e peso como blocos, e alimentadas com uma dieta controlo ou uma dieta suplementada com Gln/Glu (10 g/kg) desde o dia 86 de gestação até ao desmame (dia 21 de lactação). Para avaliar o efeito da suplementação com Gln/Glu, foram medidos o rendimento reprodutivo e de parto, e recolhidas amostras de colostro, sangue e fezes.
Resultados: As porcas suplementadas com Gln/Glu apresentaram menor duração do parto. O colostro de porcas suplementadas com Gln/Glu apresentou concentrações mais elevadas de metionina, cistina, isoleucina, leucina, alanina e tirosina em comparação ao grupo controlo, com uma tendência ao aumento dos níveis de histidina, ácido glutâmico, glicina e serina. Observou-se também uma tendência para um maior consumo médio diário de ração durante a lactação e para maiores concentrações de insulina. O peso ao desmame dos leitões foi superior nas porcas suplementadas com Gln/Glu. Não foram observados efeitos no aumento de peso durante a gestação, na perda de peso durante a lactação, na espessura de gordura dorsal, na pontuação da condição corporal ou na maioria dos parâmetros bioquímicos e imunológicos sanguíneos. A carga bacteriana fecal de Escherichia coli e Clostridium perfringens não foi afetada pelo tratamento.
Conclusão: Os resultados sugerem que a suplementação com glutamina e glutamato na dieta das porcas no final da gestação e durante a lactação pode melhorar a eficiência do parto, o teor de aminoácidos do colostro e o crescimento neonatal durante a lactação.
Sousa MVS, Kiefer C, Reis LFL, Santos AG, Possa LO, Kim SW, Rocha GC. Glutamine and glutamate supplementation in sow diets during late gestation and lactation reduces farrowing duration, improves colostrum amino acid content, and enhances piglet weaning weight. Journal of Animal Science. 2025; skaf367. https://doi.org/10.1093/jas/skaf367

