Leia este artigo em:

Dose infecciosa do vírus de PSA em líquidos ou rações

O objectivo do presente estudo foi determinar as doses infecciosas mínima e média da estirpe PSAv Geórgia 2007 através da exposição oral durante os comportamentos naturais de alimentação e bebida.

3ª feira 12 Março 2019 (há 12 dias)
gosto

O vírus da Peste Suína Africana (PSAv) é contagioso e de rápida disseminação entre porcos e javalis e uma das principais ameaças à produção de suínos em todo o mundo. Embora os alimentos de origem vegetal tenham sido identificados como uma via potencial para a introdução do vírus em explorações de suínos, pouco se sabe sobre os riscos de transmissão de PSAv por meio de rações.

O objectivo do presente estudo foi determinar as doses infecciosas mínima e média da estirpe PSAv Geórgia 2007 através da exposição oral durante os comportamentos naturais de alimentação e bebida.

A doses mínima infecciosa do vírus da PSA no líquido foi de 100 DICT50 (o título de virus requerido para provocar a infecção em 50 % das células das culturas) em comparação com 104 DICT50 na ração. A dose infecciosa média foi de 101,0 DICT50 para líquidos e 106,8 DICT50 para rações.

Os resultados deste estudo demonstram que a estirpe Georgia 2007 do vírus PSA pode ser facilmente transmitida por via oral e doses mais elevadas são necessárias para a infecção através de alimentos à base de plantas. Esses dados fornecem informações importantes que podem ser incorporadas nos modelos de risco para transmissão do vírus PSA.

Niederwerder MC, Stoian AMM, Rowland RRR, Dritz SS, Petrovan V, Constance LA, et al. Infectious dose of African swine fever virus when consumed naturally in liquid or feed. Emerg Infect Dis. 2019 May [date cited]. https://doi.org/10.3201/eid2505.181495

Artigos relacionados

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags