X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
1
Leia este artigo em:

Rendimento em porcos macho castrados imunologicamente usando diferentes níveis de lisina na dieta

1 comentários

As dietas com conteúdo médio-alto em lisina, são a melhor opção para porcos castrados imunologicamente.

16 Agosto 2012
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
1

Na indústria de produção suína utiliza-se a castração imunológica para controlar o odor sexual, a função fisiológica dos porcos como machos inteiros durante grande parte das suas vidas muda e passam a comportar-se como machos castrados depois da imunização. Historicamente, muitos estudos que compararam o rendimento de porcos castrados imunologicamente (CI) com castrados fisicamente ou varrascos usaram a mesma dieta (usualmente dieta de macho castrado) com os mesmos níveis de lisina. Portanto as exigências de lisina de machos CI são desconhecidos. O objetivo deste estudo foi determinar o efeito nas características do rendimento de porcos macho CI usando diferentes níveis de lisina na dieta. Os porcos macho (n = 1174) foram alojados na fase de acabamento comercial e foram distribuídos ao acaso por 6 grupos de tratamento: castrados físicos alimentados com um nível standart de lisina para (T01), porcos CI alimentados com um nível standart de lisina (T02), porcos CI alimentados com um nível médio baixo de lisina (T03), porcos CI alimentados com um nível médio alto de lisina (T04), porcos CI alimentados com um nível alto de lisina (T05) e machos inteiros alimentados com um nível standart de lisina (T06). Os porcos foram alojados em grupos de aproximadamente 25 animais por curral com 8 currais por tratamento. O curral foi a unidade experimental. O periodo de alimentação de 160 d foi dividido em 5 fases: criação [Dia 0 (desmame) ao Dia 55], crescimento (Dia 55 ao 76), desenvolvimento (Dia 76 ao 94), acabamento 1 (Dia 94 ao 122) e acabamento 2 (Dia 122 ao 160).O liberador do factor conjugado de gonadotropina foi administrado via injecção subcutânea nos grupos T02, T03, T04 e T05 nos Dias 94 e 122. Os porcos para abate foram seleccionados nos dias 162, 163 e 177.

O ganho médio diário (GMD) dos porcos T04 (0,79 kg) foi significativamente (P < 0,05) maior que dos porcos T01 (0,75 kg) e não foram diferentes (P > 0,05) dos T06 (0,78 kg). Além disso, a eficiência de conversão de alimento (IC) dos porcos T04 (2,41 kg alimento/kg ganho) foi significativamente (P < 0,05) melhor que a dos porcos T01 (2,66 kg alimento/kg ganho) e não foi diferente (P > 0,05) dos porcos T06 (2,24 kg alimento/kg ganho).

A dieta T04 média alta em lisina ofereceu a melhor combinação de GMD e IC dentro dos machos CI, também a qualidade da carcaça e a percentagem de tecido magro.

SS Dritz, MD Tokach, RD Goodband, J M DeRouchey, JL Nelssen, DM Meeuwse, VL King, PL Runnels and JP Crane. Effects on performance characteristics of immunologically castrated male pigs using different levels of lysine in the diets. 2011. Journal of Animal Science, 89, E-Suppl. 2, page 68.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
24-Ago-2012Rodrigo Chaves de PaivaRodrigo Chaves de PaivaMuito bom o artigo.Sempre que tiver algo relacionado a lisina e treonina me informem por favor!!
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista