X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Modelo quantitativo de avaliação do risco de vírus DES e PSA em plasma suíno seco por atomização

Este estudo propôs um objectivo de rendimento para produzir um lote de plasma suíno seco por atomização livre de partículas virais infecciosas.

8 Julho 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Atualmente, não existem limites microbiológicos regulamentares para vírus em rações ou ingredientes para alimentação animal.

Objectivo: Este estudo propôs um objectivo de rendimento para produzir um lote de plasma suíno seco por atomização (SDPP, na sigla em inglês) livre de partículas virais infecciosas.

Métodos: Foram estimados os níveis de rendimento alvo de −7,0, −7,2 e −7,3 log TCID50/g em SDPP para três tamanhos de lote diferentes: 10, 15 e 20 toneladas.

Resultados: Um estudo inicial sobre a presença do vírus da Diarreia Epidémica Suína (vDES) no plasma suíno bruto revelou uma concentração de −1,0 ± 0,6 log TCID50/g, calculada através de uma curva padrão derivada do TCID50-qPCR. A concentração média do vírus da Peste Suína Africana (vPSA) no plasma bruto foi estimada em 0,6 log HAD50/mL (0,1–1,4; IC 95%) num cenário pré-clínico (plasma proveniente de suínos virémicos assintomáticos e não detectados). Foram avaliados diferentes cenários de processamento para atingir os níveis de rendimento propostos: um cenário de referência (secagem por atomização + armazenamento prolongado) e outro de referência + radiação ultravioleta (UV). Tanto o processamento de referência como o processamento de referência + UV foram >95% e 100% eficazes, respectivamente, para atingir o objectivo de rendimento em relação ao vDES nos diferentes tamanhos de lote. No caso do vPSA em SDPP no cenário pré-clínico, o cumprimento da meta de rendimento foi de 100% em todos os cenários de processamento avaliados.

Conclusão: É necessária mais investigação para determinar os mecanismos subjacentes à inativação viral durante o armazenamento dos alimentos para animais, a fim de avançar na implementação de estratégias de gestão de risco para a segurança dos alimentos para animais a nível global.

Quantitative risk assessment model of the presence of porcine epidemic diarrhea and African swine fever viruses in spray-dried porcine plasma.Frontiers in Veterinary Science 11/2024/https://www.frontiersin.org/journals/veterinary science/articles/10.3389/fvets.2024.1371774 DOI=10.3389/fvets.2024.1371774

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista