Nos primeiros 10 meses de 2025, as empresas vietnamitas importaram mais de 811 mil toneladas de carne e produtos cárneos, com um valor total aproximado de 1,62 mil milhões de dólares, o equivalente a 2,00 dólares/kg. Notavelmente, a quantidade de carne de porco importada quase duplicou em comparação com o mesmo período do ano anterior, tornando-se uma das principais razões para a queda acentuada dos preços da carne de porco no mercado interno, que atingiram o nível mais baixo em quatro anos.
Segundo dados da Direção-Geral das Alfândegas, o volume de importações aumentou 15,3%, enquanto o valor cresceu 14,4% face a 2024. A Índia foi o maior fornecedor de carne para o Vietname, representando 18,52% do total das importações. Além disso, a carne e os produtos cárneos também foram importados em grandes quantidades da Rússia, Estados Unidos, Brasil, Canadá, Polónia, Espanha e China.

Estruturalmente, a carne de aves e os subprodutos comestíveis representaram a maior fatia em volume (36,33%), enquanto a carne de búfalo congelada e a carne de porco congelada/refrigerada representaram uma elevada proporção em termos de valor. Só a carne de porco importada atingiu as 159.400 toneladas, avaliadas em quase 358,3 milhões de dólares, um aumento de 95,7% em volume e 90,8% em valor em comparação com o mesmo período do ano anterior. O preço médio de importação foi de apenas cerca de 2,24 dólares/kg, uma queda de 2,7% em relação ao ano anterior.
Embora os preços dos porcos vivos tenham recuperado ligeiramente nos últimos tempos, atingindo os 1,99–2,15 dólares/kg, segundo as grandes explorações, os produtores continuam a não conseguir obter lucro, mesmo com modelos que dependem de animais reprodutores autossuficientes.
4 de dezembro de 2025/ VietNamNet Global/ Vietname
https://vietnamnet.vn/en/

