Este conteúdo está disponível para utilizadores registados
Pode registar-se e fazer login de forma gratuita para poder aceder a todo o conteúdo de 3tres3.com

X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

UE: preços agrícolas aumentaram no primeiro trimestre de 2025

O preço médio da produção agrícola na UE aumentou 2,6 %, registando assim o segundo trimestre consecutivo de subidas.

9 Julho 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

No primeiro trimestre de 2025, o preço médio da produção agrícola na UE aumentou 2,6 %, o que representa o segundo trimestre consecutivo de aumentos.

O preço médio dos bens e serviços utilizados na agricultura e não relacionados com o investimento — como energia, fertilizantes ou rações — também subiu, embora de forma muito ligeira (0,2 %). Trata-se do primeiro aumento do preço médio dos fatores de produção agrícolas desde o primeiro trimestre de 2023.

Entre os principais produtos agrícolas, registaram-se aumentos significativos nos preços do leite (+12,6 %), dos ovos (+10,7 %) e dos cereais (+9,6 %) em comparação com o primeiro trimestre de 2024. Em contrapartida, observaram-se quedas acentuadas no azeite (−43,5 %), nas batatas (−13,4 %) e na carne de porco (–11,2 %).

Entre os fatores de produção não relacionados com o investimento, o maior aumento ocorreu nas despesas veterinárias (+3,0 %), com aumentos mais moderados nos fertilizantes (+0,9 %) e na energia e lubrificantes (+0,7 %).

Os preços aumentaram na maioria dos países da UE

Os aumentos nos preços da produção agrícola durante o primeiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024, foram generalizados. Dos 23 países da UE que registaram aumentos, os maiores foram na Irlanda (+19,3 %), Luxemburgo (+15,6 %) e Hungria (+14,6 %).

Em contrapartida, os preços baixaram em Espanha (−9,7 %), Grécia (−7,1 %), Portugal (−2,8 %) e Malta (−2,0 %).

No que diz respeito aos fatores de produção não relacionados com o investimento, 14 países registaram aumentos de preços no primeiro trimestre de 2025 em relação ao mesmo período do ano anterior. Os maiores aumentos ocorreram na Hungria (+6,8 %), Países Baixos (+6,2 %) e Roménia (+5,8 %).

Em sentido contrário, a Lituânia (−5,0 %), Chipre (−3,8 %) e Letónia (−3,6 %) registaram as quedas mais pronunciadas.

12 de Junho de 2025 / Eurostat / União Europeia.
http://ec.europa.eu

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados