Os Serviços Veterinários Oficiais (SVO) do Governo da Catalunha reportaram a deteção de um novo foco primário de Peste Suína Africana (PSA) em javalis. Trata-se de um animal sintomático que foi abatido dentro da zona de alto risco definida por um raio de 6 quilómetros a partir dos casos iniciais.
A deteção deste surto tornou necessária uma modificação dos concelhos incluídos na zona de infecção num raio de 20 km dos focos. Foram adicionados os municípios de Begues e Gavà, na região de Baix Llobregat, e Olesa de Bonesvalls e Subirats, na região de Alt Penedès. Com esta expansão, passam a existir 83 concelhos na zona de baixo risco e quase 95 concelhos na zona de infeção, que engloba áreas de alto e baixo risco.


Com este, o número total de focos reportados chega aos dez até à data, sendo 3 primários e os outros 7 secundários, incluindo um total de 27 animais positivos.
22 de dezembro de 2025/ Redação 333 a partir de dados do Departament d'Agricultura de la Generalitat de Catalunya y del Ministerio de Agricultura.

