O Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação criou um comité científico (Orden APA/1387/202) para aconselhar sobre o surto de peste suína africana (PSA) em Espanha. Este grupo foi criado uma semana após a deteção dos primeiros casos positivos em javalis em Cerdanyola del Vallès (Barcelona), e até à data, a doença foi detetada em 13 javalis.
Este grupo de trabalho permanente e consultivo manter-se-á operacional enquanto o surto, detetado na província de Barcelona, a 28 de Novembro, se mantiver. Será presidido pela Secretária-Geral dos Recursos Agrícolas e Segurança Alimentar, Ana Rodríguez Castaño, e contará com representantes da comunidade científica nas áreas veterinária e pecuária. Outros especialistas em áreas específicas e representantes setoriais poderão também ser convidados.

Este comité apresentará um relatório sobre o surgimento da PSA em Espanha, a sua evolução e as medidas a adotar para o seu controlo, com base em dados oficiais de diversas agências governamentais, informação científica e literatura especializada. Será ainda elaborado um relatório final com as conclusões após a erradicação da doença, com o objetivo de modificar e melhorar as ações dos diferentes organismos governamentais.
5 de dezembro de 2025/ MAPA/ Espanha.
https://www.mapa.gob.es



