O Ministro da Agricultura da Catalunha, Òscar Ordeig, reuniu-se ontem com o grupo técnico de animais selvagens, criado para conter a peste suína africana (PSA) e coordenar os esforços de controlo do javali, uma prioridade nacional. O grupo é composto por investigadores do IRTA-CReSA, representantes do Colégio de Veterinários, técnicos de vários departamentos do governo catalão e especialistas em animais selvagens.
Ordeig apelou ao “envolvimento de todos aqueles que possam colaborar na gestão da caça: federações e associações de caça, autoridades locais e organizações agrícolas”. Insistiu que “é necessário aumentar urgente e continuamente a pressão da caça até que as atuais populações de javalis sejam reduzidas”.

Desde 2021 que o Ministério da Agricultura oferece um programa de incentivo à caça de javalis, com o objetivo de reduzir a população destes animais na natureza e contribuir para a prevenção e controlo de doenças que afetam o gado, como a peste suína africana e a tuberculose bovina. Este programa de incentivo à caça totaliza anualmente um milhão de euros e prevê-se que seja alargado na próxima ronda de financiamento.
4 de dezembro de 2025/ Departament d'Agricultura/ Generalitat de Catalunya.
https://govern.cat/salapremsa





