X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Proteger os nomes tradicionais dos alimentos de origem animal na UE

Doze Estados-Membros, incluindo Espanha, solicitam a protecção de nomes de produtos como carne, ovos e mel contra nomes enganadores de origem vegetal.

2 Julho 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Actualmente, o mercado alimentar da União Europeia apresenta cada vez mais alimentos confeccionados exclusivamente com ingredientes de origem vegetal, que são semelhantes em aspecto, sabor e textura aos produtos de origem animal. Estes alimentos de origem vegetal são frequentemente rotulados com nomes de produtos como carne, ovos, mel, peixe e seus derivados, o que pode induzir os consumidores em erro.

A protecção de nomes está há muito estabelecida na UE no sector dos lacticínios, através da previsão de nomes reservados estabelecidos no Regulamento (UE) n.º 1308/2013. No entanto, não existe uma protecção equivalente para os nomes de alimentos a nível europeu, pelo que a Espanha, juntamente com outros onze Estados-Membros (República Checa, Áustria, Hungria, Itália, Eslováquia, França, Irlanda, Luxemburgo, Malta, Portugal e Roménia), solicitou formalmente uma proposta legislativa à Comissão Europeia para garantir a proteção dos nomes tradicionais dos alimentos de origem animal.

24 de Junho de 2025/ Consilium/ União Europeia.
https://data.consilium.europa.eu

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista